×
Loading ...

Como encapar um caderno com couro

O couro dá uma elegância rústica e antiquada a quase qualquer coisa, incluindo pastas e fichários. Se você quer melhorar a apresentação do seu currículo ou criar um diário personalizado, o couro definitivamente é o elemento certo para dar personalidade. Esse projeto é tão simples que as crianças mais velhas podem fazê-lo com a supervisão de um adulto. Os adolescentes podem cobrir seus cadernos da escola com couro e você pode decorar seus livros e álbuns de fotos.

Instruções

  1. Desenrole o couro sobre uma superfície de trabalho, deixando o lado suave para cima e o lado mais brilhante para baixo. Abra a pasta e coloque-a sobre o couro. Posicione uma régua sobre a borda superior da pasta. Use uma canetinha permanente para traçar uma linha pela borda da régua. Repita no lado inferior e você obterá uma borda de couro de 2,5 cm em cima e embaixo da pasta.

    Loading...
  2. Meça 15 cm dos lados da pasta e marque as posições com pontos. Trace uma linha vertical que conecte os pontos. Estenda as linhas nas partes superior e inferior da pasta para que se encontrem com as linhas verticais.

  3. Remova a pasta do couro e corte-o pelas linhas traçadas para obter um retângulo de couro.

  4. Aplique uma camada de cola para borracha à lateral da pasta. Pressione essa parte sobre o centro do retângulo de couro. Feche a pasta para a esquerda, levando com ela a aba de couro correspondente.

  5. Levante a aba de couro e aplique cola à aba frontal esquerda da pasta. Alise o couro sobre a pasta usando as palmas das suas mãos. Vire a pasta e cole a aba direita também.

  6. Deixe a cola secar a noite toda.

  7. Abra a pasta e dobre o excesso de couro de ambos lados para dentro. Feche a pasta, deixando que o couro se mova para que a pasta seque. Segure o couro no lugar com seus polegares e abra a pasta novamente. Cole as abas dobradas no interior da pasta usando cola para borracha

  8. Coloque o fio de algodão na agulha. Costure as partes superior e inferior da pasta em uma posição próxima das bordas. Isso dará um toque decorativo ao trabalho e segurará as abas dobradas.

Loading...

Dicas

  • Use tinta acrílica ou estampas metálicas para couro para decorar a parte exterior da pasta.
  • Faça um fecho decorativo cortando uma faixa de couro fina. Cole o centro dela no centro da lateral da pasta. Una os extremos na parte frontal.

O que você precisa

  • Couro de 1,5 mm de espessura
  • Pasta de três anéis
  • Régua
  • Canetinha permanente
  • Tesoura afiada
  • Cola para borracha
  • Agulha para couro
  • Fio de algodão de qualquer cor

Referências

Loading ...
Loading ...