Como encontrar a área debaixo de uma curva no Excel
graphe image by séb_compiegne from Fotolia.com
Embora o Excel não consiga calcular a área exata embaixo de uma curva, o que é feito através de cálculo integral, você ainda pode obter uma boa aproximação. O Excel aproxima a área debaixo de uma curva usando o método da "regra dos trapézios", o mesmo método para aproximar a área debaixo de uma curva por alunos que ainda não aprenderam cálculo.
Step 1
Abra o Microsoft Excel e selecione o ícone "Pasta" e procure pelo arquivo que contém os dados que você plotou. Ainda, você pode colocar as coordenadas "x" nas células da coluna "A" e as coordenadas "y" nas células correspondentes da coluna "B". Clique no botão de "Gráficos" e escolha a opção "Gráfico de linha".
Step 2
Clique com o mouse na célula da coluna "C" correspondente ao primeiro par de coordenadas "(x,y)". Por exemplo, no caso das células "3, B3 e C3, digite a seguinte fómula na célula: =(B4+B3)/2*(A4-A3)
Step 3
Clique novamente na célula da coluna "C" e arraste a caixa preta que aparece em sua volta à última linha de dados, o que vai fazer com que todas as células da coluna "C" tenham a mesma fórmula. Clique com o mouse na célula da coluna "C" abaixo da última linha de dados e digite a seguinte fórmula: =SOMA(C3:C8) Com essa fórmula, os dados iniciam na linha "3" e terminam na linha "8". O resultado será a área debaixo da curva.
Sobre o Autor
Robert Schrader is a writer, photographer, world traveler and creator of the award-winning blog Leave Your Daily Hell. When he's not out globetrotting, you can find him in beautiful Austin, TX, where he lives with his partner.
Créditos Fotográficos
graphe image by séb_compiegne from Fotolia.com