Como encontrar um irmão maçom?

••• handshake image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com

Maçons se constituem em uma irmandade de homens de mesma linha de pensamento, que se reúnem para socializar e realizar trabalhos de caridade. Apesar de ter uma reputação de "sociedade secreta", eles podem revelar a sua adesão, se assim o quiserem. A própria sociedade mantém a identidade dos membros confidencial, no entanto encontrar ocasionalmente um companheiro maçom é um tanto desafiador. Seguem alguns passos básicos, que poderão ajudá-lo.

Passo 1

Utilize o aperto de mão maçônico para descobrir se outro homem pertence à associação dos maçons. Se ele devolver o gesto, será um companheiro maçom. Você já conhecerá os cumprimentos, se você for um maçom.

Passo 2

Visite uma loja maçônica. Em uma nova região, contate a grande loja local, para descobrir os endereços das lojas próximas.

Passo 3

Pergunte a alguém se ele pertence à maçonaria. No livro "Freemasons for Dummies", o autor Christopher Hodapp diz que os maçons têm o código "2B1 ASK1" (código, em inglês, de "para ser um, pergunte a um"). Muitos maçons modernos admitem abertamente sua filiação.

Passo 4

Use um dos muitos códigos, senhas e perguntas que os maçons utilizam entre si, para identificar uns aos outros. Se receber a resposta correta, você encontrou um companheiro maçom.

Passo 5

Pesquise na internet, por outros membros da fraternidade. Como a maioria dos maçons agora fala abertamente sobre seus membros, muitas vezes você poderá encontrar informações sobre o seu estado, digitando o seu nome em um site de busca, como o Google, ou em uma rede social, como o Facebook, juntamente com uma palavra-chave, como "maçom".

Passo 6

Visite um fórum maçônico on-line para localizar outros maçons. Exemplos incluem "thefreemason.com", "masonforum.com" e "mastermason.com". Alguns usuários podem divulgar seus nomes e status imediatamente e publicamente, enquanto outros podem querer estabelecer laços de confiança antes de compartilhar informações pessoais.

Mais recentes

×