×
Loading ...

Como encorajar e motivar a sua equipe

Caso conduza ou gerencie uma empresa, você provavelmente já sabe como é difícil motivar os funcionários, especialmente se não houver aumentos salariais ou outros incentivos financeiros envolvidos. No entanto, a fim de tornar um negócio bem sucedido, inovação, criatividade e energia são necessários — e cabe aos funcionários desenvolvê-los. Com alguns passos simples, você pode incentivar e motivar a sua equipe a dar o melhor de si, todos os dias.

Instruções

Motive os seus funcionários a virem trabalhar todos os dias (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Estabeleça uma atmosfera divertida. Se a sua equipe estiver rodeada por um cenário positivo, brilhante e divertido, ela se sentirá encorajada a trabalhar mais e ser mais produtiva. Mantenha as janelas abertas para trazer a luz do sol. Toque música que tenha um ritmo rápido e letras otimistas. Decore as paredes com cartazes motivacionais, com frases: "Sempre deseje aprender algo útil", de Sófocles, e "Carpe diem" ("Aproveite o dia"), de Horácio.

    Loading...
  2. Saiba o que a sua equipe realmente quer de suas carreiras. Para animar os funcionários, saiba o que os leva a sair da cama todas as manhãs e ir ao trabalho. Realize pesquisas com os empregados e converse com cada um individualmente. Pergunte a eles onde se veem em 10 anos, quais são os seus objetivos de carreira e expectativas salariais futuras. Quanto mais entender sobre seus funcionários, melhor será capaz de incentivá-los e entusiasmá-los sobre ser uma parte da equipe.

  3. Seja um exemplo forte. Se quiser motivar uma equipe de pessoas, uma das coisas mais eficazes a se fazer é ser um modelo positivo para elas. Nunca seja hipócrita. Mostre que você é sério sobre sua posição e está animado em se tornar cada vez melhor, todos os dias. Dê o seu melhor em tudo o que fizer. Se tiver que ficar até mais tarde, não hesite. Faça esse esforço para motivar a sua equipe em relação ao trabalho.

  4. Seja honesto com seus empregados. Construir confiança e honestidade é a chave para um bom relacionamento entre os funcionários e o patrão. Quanto mais a sua equipe acreditar em você, maiores serão as chances deles darem o melhor de si em prol de um objetivo. Uma maneira de exibir honestidade é ter a confiança necessária para admitir que cometeu um erro. Nunca tente agir como se fosse infalível.

  5. Envolva a sua equipe. Para fazer com que os funcionários se sintam envolvidos e sejam uma parte importante dos objetivos gerais, incentive o envolvimento deles, especificamente quando se tratar da tomada de decisões cruciais que tenham efeito direto sobre eles. Não isole ou aliene a sua equipe. Faça perguntas e peça opiniões e comentários, especialmente sobre temas de interesse comum.

  6. Tenha expectativas altas. As pessoas geralmente não querem colocar as outras para baixo, especialmente quando têm grandes expectativas. Diga à sua equipe que tem grandes objetivos, com vocabulário cuidadosamente selecionado. Diga coisas como "vamos", em vez de "podemos", por exemplo. Certifique-se sempre de que o seu pessoal esteja plenamente consciente do fato de que você quer apenas coisas grandes deles. Não permita que se deem ao luxo de ficarem preguiçosos.

  7. Elogie a sua equipe quando for merecido. Se um membro surpreender fazendo algo realmente bem, reconheça suas realizações. Um funcionário terá prazer em trabalhar mais se perceber que as coisas boas que ele faz estão sendo observadas e apreciadas.

Loading...

Dicas

  • Caso não possa manter uma pessoa totalmente envolvida na equipe, deixe-a ir. Lembre-se, há muitas pessoas motivadas neste mundo — você não precisa perder tempo com uma que simplesmente não quer estar onde está.

Referências

Loading ...
Loading ...