×
Loading ...

Como endireitar um chifre de rena para um cabo de faca

Muitos chifres de rena são curvos demais para serem usados como cabos de facas, mas você pode endireitá-los de modo que fiquem compatíveis com a espiga de um lâmina. Uma vez que tenha endireitado um chifre, você pode preparar e anexá-la a uma lâmina sem precisar de aderentes.

Instruções

Muitos chifres de rena são curvos demais para serem usados como cabos de facas, mas você pode endireitá-los de modo que fiquem compatíveis com a espiga de um lâmina (DC Productions/Valueline/Getty Images)

    Endireitando o corte do chifre

  1. Meça o comprimento do chifre que você usará para cunhar o cabo da faca. Ele deve medir pelo menos de 2 a 5 cm a mais que a espiga da lâmina e deve ser o suficiente para caber na sua mão com sobras em ambos os lados da palma. Marque o local do corte no chifre.

    Loading...
  2. Faça o corte no chifre com a sua serra elétrica portátil. Lixe todas as beiradas ásperas que encontrar.

  3. Deixe o chifre cortado de molho em água fria por 24 a 48 horas. Isso iniciará o processo de amolecimento que permitirá que você endireite o chifre.

  4. Ferva a água na sua panela. Remova o chifre cortado da água fria onde ele esteve de molho e coloque-o na água fervendo. Deixe ferver de 15 a 20 minutos.

  5. Use um alicate para remover o chifre da água fervente e coloque-o em uma braçadeira. Posicione o chifre de modo que a curva fique entre as prensas da braçadeira e feche-a o suficiente para que coloque pressão no chifre. Isso deve ser feito rapidamente; faça pressão com a braçadeira sobre o chifre 30 segundos após removê-lo da água fervente.

  6. Espere até que o chifre tenha secado completamente para removê-lo da braçadeira. O chifre terá sido permanentemente endireitado.

    Fazendo do chifre um cabo de faca

  1. Coloque o chifre endireitado em um recipiente com água fria e deixe de molho.

  2. Cheque a flexibilidade da parte central do chifre a cada três dias pressionando-o com as unhas das mãos. Deixe o chifre de molho até que você possa claramente causar uma deformidade à parte central; isso pode levar um mês ou mais.

  3. Corte ou lixe a espiga da lâmina da faca levemente de modo que adquira a forma de cunha. Isso ajudará a penetrar o núcleo do chifre. Embrulhe a lâmina em um pedaço de pano e pegue-a com a sua braçadeira de modo que a espiga da lâmina fique para cima.

  4. Empurre o chifre na direção da espiga usando seu peso corporal para deslisá-la para a base da lâmina. Faça isso lentamente; forçar a espiga pode danificar o chifre.

  5. Coloque a faca em um local bem ventilado onde o cabo poderá secar completamente. Assim que o chifre secar, ele apertará a espiga da lâmina, mantendo-na na posição.

Loading...

Dicas

  • Fixe algum tipo de acolchoamento nas prensas da sua braçadeira para amortecer o chifre cortado quando for endireitá-lo. Acrescentar folhas ácidas, vinagre, leite azedo ou coalhada na água fria quando for endireitar o seu chifre pode fazer o processo de amolecimento ficar mais rápido.

Aviso

  • Use luvas de couro quando inserir a espiga da lâmina no chifre para proteger as suas mãos de cortes.

O que você precisa

  • Panela
  • Lixa
  • Alicate
  • Serra elétrica portátil
  • Braçadeira
  • Espiga de lâmina de faca completa

Referências

Loading ...
Loading ...