Como enraizar um galho de um arbusto de rosas e criar uma nova roseira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Roseiras agraciam paisagens com suas belas e fragrantes flores em uma variedade de cores. Se você deseja ter mais arbustos de rosa no seu quintal, guarde seu dinheiro e tente enraizar ou propagar uma roseira você mesmo. Enraizar um galho de rosas pode ser uma experiência de tentativa e erro. De acordo com a Texas A&M University Extension, apesar de você poder enraizar uma rosa a qualquer momento em que ela esteja crescendo ativamente, os meses mais frios de início de primavera e outono podem dar uma melhor taxa de sucesso.

Passo 1

Escolha um galho saudável que tenha de 30 a 60 cm de altura. Coloque luvas de jardinagem resistentes. Corte o galho com uma tesoura de poda afiada ou faca em um ângulo de 45 graus, logo acima do botão nascendo para fora.

Passo 2

Remova as folhas, gravetos, flores e hastes. Corte o galho em seis a nove pedaços, com o final de cada sendo um nó da folha.

Passo 3

Coloque os pedaços em um hormônio de enraizamento para estimular as raízes saudáveis. Siga as instruções do fabricante para usar o hormônio apropriadamente.

Passo 4

Encha um vaso de flores com uma terra de envasamento de qualidade para cada estaca. Plante o galho de modo que dois terços dele esteja debaixo da terra.

Passo 5

Umedeça com água e coloque um saco plástico sobre o vaso de flores. Amarre para fechar com um fio ou barbante.

Passo 6

Deixe os galhos do lado de fora em uma área protegida com algum sol. Monitore e umedeça ocasionalmente para garantir que o solo não se seque. Transplante na primavera quando a estaca de rosa formar raízes.

Mais recentes

×