×
Loading ...

Ensinando crianças sobre esculturas usando massinha de modelar

As crianças se divertem na atividade tátil de criação de artes e artesanato usando um composto maleável como a clássica masa de modelar. Compostos de moldagem são reutilizáveis ​​e baratos, tornando a substância um mecanismo ideal para ensinar as crianças sobre esculturas. De acordo com a Scholastic, uma renomada empresa de educação, trabalhar com massa de modelar permite que as crianças usem a imaginação e a capacidade de observação e também que agucem suas habilidades motoras. Use massa de modelar, comercial ou caseira, para introduzir as crianças à visualização, ao design e aos detalhes dos projetos de escultura.

Ensine crianças a manipular materiais de modelagem para criar esculturas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Conceito

Dê a cada criança uma pequena quantidade do produto. Instrua os estudantes a criarem um conceito enquanto brincam com a substância modeladora. Incentive-os a brincar com o material, manipulando-o com as mãos. Permita que experimentem com ele por alguns minutos, parando em seguida e olhando para a massa de modelar. Peça por sugestões do que eles podem fazer com a massa e ajude-os a ver os possíveis itens que eles podem esculpir, como animais, pessoas ou objetos. Explique às crianças que elas estão usando o material para ajudar a gerar um conceito do que eles podem criar e, em seguida, deixe que comecem a esculpir.

Loading...

Design

Leve a massinha para longe das crianças por alguns minutos para que possam desenhar no papel um projeto que desejem criar. Dê a cada criança uma folha de papel de desenho e lápis de cor. Ajude as crianças na elaboração do item que eventualmente irão esculpir. Peça à criança para desenhar o objeto de frente, de ambos os lados, pelas costas, de cima e de baixo para ganhar uma perspectiva tridimensional. Converse sobre o projeto com cada um e faça perguntas a respeito de como os desenhos serão convertidos em um projeto esculpido. Incentive as crianças a pensar em como criar seus conceitos de forma viável.

Instrumentos e cores

Ensine seus alunos sobre os instrumentos que podem ser usados ​​na criação de suas esculturas de massa de modelar. Explique que os seus próprios dedos e as mãos são as ferramentas-chave para este tipo de projeto. Apresente ferramentas adicionais, dando às crianças facas de plástico, garfos e colheres com os quais trabalhar. Mostre às crianças como o uso desses instrumentos pode ajudar a formar pequenos detalhes, como olhos e ouvidos em pequenos animais de massa. Além disso, introduza o uso de cor nos projetos de escultura. Pergunte às crianças que cores desejam usar nas criações e se serão realistas ou mais excêntricas. Dê às crianças uma bastante material de modelagem colorido. É possível adicionar corante alimentício à massa de modelar branca para criar diferentes cores, se necessário.

Modelagem

Ajude as crianças na modelagem da massa para trazer seus conceitos à vida. Instrua as crianças para que sigam seus projetos enquanto esculpem. Incentive-as a criar peças pequenas e detalhadas que podem ser moldadas em conjunto para criar uma peça inteira. Deixe que trabalhem a massa extensivamente e que refinem seus projetos enquanto são inspirados por trabalhar com as mãos. Lembre-os de usar ferramentas para os detalhes menores e de utilizar as cores para ajudar a destacar os diferentes aspectos de suas esculturas. Faça perguntas diretas às crianças sobre seus trabalhos enquanto elas modelam para mantê-las pensando sobre o que estão construindo e o que podem expressar na escultura.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...