×
Loading ...

Como ensinar às crianças sobre os micróbios

Os micróbios são organismos que podem ser vistos apenas através de um microscópio, o que torna sua existência um conceito difícil para crianças entenderem. Existem sete grupos de micróbios: bactérias, fungos, vírus, protistas, arqueias, plantas e animais microscópios. Os cientistas utilizam estas sete classificações como uma maneira de definir todos os micróbios. Ao se ensinar às crianças sobre micróbios, é melhor começar pelas bactérias, fungos e vírus, pois a maioria destes microrganismos podem ser descritos como germes ou bacilos. Os germes são um conceito mais acessível para as crianças.

Instruções

O mundo dos micróbios pode ser fascinante para crianças quando se dispõe de um microscópio para observá-lo (Microscope image by Ellanorah from Fotolia.com)
  1. Defina a palavra "micróbio" para os alunos. Explique para a turma que trata-se de organismos que podem ser vistos apenas através do microscópio.

    Loading...
  2. Use um site de buscas para encontrar imagens de micróbios classificados como vírus ou bactérias. Eles terão nomes que as crianças podem já ter ouvido antes, como streptococcus ou E.coli.

  3. Instale microscópios com lâminas preparadas com micróbios. Eles podem ser comprados pela internet em locais especializados.

  4. Peça a cada criança para fazer comentários enquanto observa através do microscópio. Peça a cada criança que desenhe uma figura representando o que eles veem no microscópios usando lápis de cor.

  5. Após observar cada lâmina pelo microscópio, peça que as crianças pesquisem cada um dos micróbios observados. Elas devem escrevem um ou dois parágrafos explicando e definindo os micróbios que viram. Reúna todas as pesquisas e imagens para criar um "livro de micróbios", que poderá ser consultado pelas crianças durante as aulas sobre microbiologia.

Loading...

O que você precisa

  • Microscópio
  • Lâminas preparadas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...