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Entrando em forma depois da gravidez

Como perder o peso da gravidez sem perder sua cabeça

Com um pouco de paciência e os objetivos certos, perder o peso da sua gravidez é algo totalmente possível (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Depois de nove meses carregando outro ser humano no seu corpo, você pode sentir como se tivesse caído em um buraco de coelho do qual você nunca voltará. "É frustrante quando o peso simplesmente não diminui", disse a dra. Shireen Madani Sims, uma obstetra e ginecologista na Universidade da Flórida. "Eu sempre digo às minhas pacientes 'Demorou nove meses para ganhar e pode levar nove meses para perder.'" Mas você não precisa se frustrar com seu corpo pós-parto. Se você criar uma rotina, começar devagar, segui-la e estabelecer objetivos alcançáveis para o seu tipo de corpo, tipo de gravidez e as necessidades do seu bebê, você estará no caminho da saúde pós-parto em pouco tempo.

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Aceitação e planejamento

Continuar em forma durante a gravidez irá lhe ajudar a voltar ao seu peso normal (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O primeiro passo para ficar em forma depois da gravidez é aceitar que o seu corpo passará por algumas mudanças irreversíveis.

"A parede abdominal nunca realmente volta para o estágio pré-gravidez uma vez que ela foi alargada", Madani diz. "Algumas mulheres mantêm um sobrepeso no baixo abdômen, mesmo se elas retornam ao peso de antes da gravidez."

A melhor maneira de minimizar o impacto é manter-se em forma durante a gravidez, disse Matt Mallard, personal trainer e líder de equipe na Gainseville Health & Fitness em Gainsville, Flórida. Ele recomenda concentrar-se em flexibilidade, alongamento e, o principal, caminhada.

"Caminhar é algo que deve ser feito todos os dias quando você está grávida", ele diz. "Tire de 30 a 45 minutos do seu dia e pegue um ar fresco. Só vá para fora de casa e caminhe. Caminhe ereta e com orgulho."

Use o tempo extra enquanto grávida para planejar uma maneira de voltar à forma depois do parto. A mãe Tiffany Precissi, que vive em Stockton, Califórnia, disse que começou pesquisando maneiras de alimentar-se de maneira saudável e rotinas de exercícios enquanto estava grávida, e então colocou-as em ação após o nascimento do seu bebê.

"Eu percebi que precisava oferecer um modelo saudável para minha filha", Precissi diz. "Eu tinha que estar em forma para poder acompanhá-la."

Exercícios fáceis para fazer em casa

Caminhar é ótimo para a mãe e para o bebê (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Assim que seu bebê nascer, encontrar tempo para ir à academia ou até uma meia hora para assistir a um DVD de exercícios em casa parecerá impossível. A maneira mais fácil de se exercitar enquanto toma conta de um bebê é incorporá-lo à sua rotina, disse Mallard.

"Toda criança ri pela diversão que é quando alguém a segura e levanta acima de sua cabeça", disse ele. "Qual a diferença de fazer um levantamento de peso com dois halteres de 3 quilos?"

Se você estava caminhando todos os dias durante a sua gravidez, não desista agora. Hanna Villarrubia, de Santa Fé, Novo México, disse que perdeu mais de 45 kg depois da sua gravidez usando sua mochila para bebê para longas caminhadas.

"Eu recomendo, não só porque você poder caminhar para melhorar a saúde do seu coração, mas porque os bebês adoram", disse Villarrubia. "Eles dormem na hora e você realmente consegue um tempo em silêncio."

A rotina de academia

Os exercícios devem incluir movimentos do dia a dia, como empurrar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

À medida que sua criança cresce, você poderá sair de casa com mais frequência e talvez até ir à academia. Quando você for, Mallard recomenda uma rotina para o corpo todo três vezes por semana, focando em agachamentos, levantamentos, puxar e empurrar, girar e curvar-se. Para mulheres no pós-parto, é importante imitar os movimentos do dia a dia na sua rotina.

Ele também recomenda os exercícios Kegel para tonificar a região do baixo abdômen, mas avisa que a maioria das mulheres os fazem errado.

"Quando feito corretamente, você deve sentir seu músculo levantando-se, não apenas contraindo-se, e sentir uma contração no seu baixo abdômen", ele disse.

Depois que Precissi deu à luz, ela começou a fazer CrossFit, uma combinação de levantamento de peso, corrida e ginástica. O objetivo é maximizar suas repetições em um determinado período de tempo, com cada treino durando não mais do que intensos 20 minutos.

"Embora eu tenha tido uma boa perda na escala, tive uma perda maior em polegadas, que é mais importante para mim", disse Precissi. "Eu me sinto forte e renovada, e minha autoconfiança vai lá em cima."

Não esqueça da dieta

Nutrientes encontrados em vegetais folhosos e verdes são necessários para mulheres em período pós-parto (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dieta é metade da equação de saúde e não deve ser esquecida. Seu corpo precisa reabastecer suas reservas de nutrientes após a gravidez.

Madani aconselha incluir nozes, sementes e feijões em sua dieta e comprar pão e macarrão fortificados com ferro. Você também deve comer muitos vegetais verde-escuros e folhosos como couve e espinafre, ela disse.

Mallard avisa para tomar cuidado com comer pouco para perder o peso que ganhou na gravidez. Ele aconselha as mulheres com recém-nascidos a comerem muita proteína, como galinha, peru e pedaços de carnes sem gordura.

A maioria das mulheres alcança resultados comendo pequenas refeições durante o dia, Madani disse. Villarrubia concorda com essa dica.

"É melhor comer frequentemente do que se privar ao ponto em que você está prestes a desistir da dieta de vez", ela disse. "A coisa mais importante é manter-se consistente."

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Recursos

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