Como envelhecer a madeira de pinho

••• pine wood background image by stefanie van der vinden from Fotolia.com

A aparência natural e desgastada da madeira de pinho velha pode melhorar a decoração do seu lar. Com a mobília de pinho sem acabamento vendida bem barata e pela adição do seu próprio toque, é possível envelhecer o móvel, que se assemelhará mais com uma relíquia de família do que com algo comprado novo. Use essa técnica para envelhecer tábuas de pinho também.

Passo 1

Limpe o móvel ou tábua de pinho com um pano molhado par remover a poeira ou detritos. Use uma lixa nº 180 para levemente lixar a superfície da madeira. Isso fará com que o pinho aceite melhor a solução de envelhecimento. Limpe a poeira e as partículas finas de madeira com um pano seco e limpo.

Passo 2

Coloque uma máscara de segurança e luvas de borracha para misturar a solução de envelhecimento. Cuidadosamente, despeje uma parte de soda cáustica líquida e uma parte de água em uma garrafa de spray. Seja cuidadoso para não borrifar a solução em um local de muito vento ou deixá-la cair na pele ou roupa.

Passo 3

Borrife a solução de envelhecimento uniformemente na madeira. Aplique nas bordas das mesas ou cadeiras e em todas as manchas que serão visíveis quando o móvel for usado. A reação química dessa solução e da madeira farão com que o pinho fique amarelo. Deixe a madeira secar durante a noite. No dia seguinte, ela parecerá um cinza esverdeado.

Passo 4

Esfregue um pano macio com uma cera de reparar madeira castanho claro. Aplique a cera com textura. Isso criará um tom de mel dourado no pinho. Lustre a madeira com um pano limpo. Se desejado, adicione outra camada de cera em uma cor mais clara ou mais escura, de acordo com a aparência que desejar.

Mais recentes

×