Como redigir uma carta expondo sua situação financeira para seus credores

Muitos credores, inclusive algumas operadoras de cartão de crédito renomadas, reconhecem que, apesar dos esforços e intenções, algumas pessoas param de pagar suas dívidas, com a situação podendo sair do controle. Para esses casos, os credores aceitam os fatos e oferecem programas de negociação da dívida que dão condições ao devedores. A negociações podem abranger cessação temporária ou permanente de juros e taxas para amortecer significativamente parte da dívida original. Os credores devem confiar nos devedores, mas essas pessoas devem ser informadas sobre suas dívidas. O propósito de escrever uma carta expondo sua situação financeira serve para deixar claro a sua intenção de pagar.

Step 1

Baixe um modelo de carta da internet ou crie uma você mesmo usando um editor de textos.

Step 2

Digite o endereço do destinatário na parte superior da carta, na margem esquerda. Escreva o nome do credor, acrescente um termo da seguinte forma: "Observação:". Em seguida, coloque o nome do seu contato e o endereço de correspondência da empresa.

Step 3

Adicione o endereço de retorno do destinatário abaixo do endereço primário. Inclua o seu nome e o endereço para receber correspondências.

Step 4

Explique no parágrafo de abertura que você está solicitando atenção especial para a sua conta por causa de dificuldades imprevistas. Detalhe o motivo da sua situação, a data de início e quanto tempo ela durará.

Step 5

Inclua o número da sua conta e outras informações específicas sobre ela, como o saldo devedor, os valores mínimos que pode pagar, taxas de juros, etc.

Step 6

Informe ao credor sua intenção de pagar a dívida e diga o quanto você pode pagar mensalmente.

Step 7

Peça assistência aos credores e informe que você precisa de uma solução o mais rápido possível.

Step 8

Feche a carta com um agradecimento e peça que um representante entre em contato com você se houver a necessidade de informações adicionais.

eHow Brasil
×