×
Loading ...

Como escrever uma carta de proposta comercial

Escrever uma carta de proposta comercial convincente requer uma boa mistura de senso empresarial e criatividade. Embora esse documento seja algo sério que informa suas proposições de negociação, também deve comunicar claramente a marca de sua companhia. A proposta deve unir um conteúdo técnico forte a uma escrita chamativa e um design interessante. Para garantir que o responsável se lembre da sua carta, é preciso planejá-la bem para fazê-la se destacar entre outras.

Instruções

Escrever uma carta de proposta comercial é simples (Todd Warnock/Lifesize/Getty Images)
  1. Leia a proposta cuidadosamente e sublinhe os critérios de seleção pertinentes. Ao escrever sua carta de proposta, você deve prestar atenção a esses pontos, respeitando todos os critérios e respondendo a todas as perguntas.

    Loading...
  2. Avalie cada um dos critérios de seleção e determine seus custos e o tempo necessário. Não subestime despesas. Se der um orçamento pequeno, você correrá o risco de não conseguir completar o projeto se for escolhido. Não superestime muito os valores ou sua proposta pode ser rejeitada por ser muito cara. Encontre um equilíbrio que permita cobrar o suficiente para cobrir todas suas despesas, se preparar bem para imprevistos e ainda ter um preço competitivo.

  3. Pesquise sua concorrência. Descubra quais são as marcas, os serviços oferecidos, a opinião do público e os preços cobrados. Tente usar essa informação para se destacar. Determine o que você pode fazer melhor e foque nisso em sua carta de proposta

  4. Desenvolva cada proposta como se fosse seu primeiro cliente, garantindo originalidade. Faça um rascunho sublinhando as seções principais e determine pontos importantes para cada um deles, estabelecendo sub tópicos. Dependendo do resumo, haverá seções pré-determinadas para redigir ou você poderá escolher suas próprias seções.

  5. Componha o primeiro resumo de sua proposta comercial. Se você não for um bom escritor, contrate um editor. Você também pode pedir a ele para revisar seu primeiro rascunho e simplesmente fazer mudanças no estilo de escrita para melhorar a veiculação das informações. Um revisor qualificado modificará seu conteúdo para deixá-lo mais atraente e para refletir quem você é. Use uma escrita empresarial formal.

  6. Acrescente um sumário, números de página e um catálogo, se necessário. Isso tornará mais fácil para seu leitor saber o que esperar e onde procurar informações específicas, além de mostrar que você sabe organizar o conteúdo -- o que certamente reflete em sua capacidade de organizar o trabalho em si.

  7. Envie sua proposta comercial aos revisores antes de entregá-la. Contrate um editor que possa revisar a qualidade da escrita e consulte um especialista para receber uma avaliação crítica do conteúdo de sua oferta.

Loading...

Aviso

  • Verifique se sua proposta comercial coincide com todas as normas, respeita os padrões estabelecidos e está acompanhada de todos os documentos necessários. Sua proposta pode ser rejeitada se você não seguir o formato esperado, mesmo se o conteúdo da oferta for o melhor.

Referências

Loading ...
Loading ...