×
Loading ...

Como escrever uma carta para requerer o recapeamento da sua rua

Se a rua em frente à sua casa ou comércio tem buracos, todo mundo reclama com você sobre isso, e a administração municipal não resolve problema, não se sinta impotente. Escreva uma carta ao setor responsável explicando o problema e solicitando o recapeamento da rua, antes que danos maiores aconteçam.

Instruções

O secretário municipal pode não estar ciente dos problemas na sua rua (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escreva seu endereço e pule para a próxima linha. Digite a data e pule outra linha. Digite o nome do secretário municipal de obras, o título oficial do órgão (Secretaria Municipal de Obras, por exemplo) e o endereço. Vá para outra linha e digite "Prezado Sr. (nome do secretário) e Conselho municipal de líderes de bairros", seguido por dois pontos.

    Loading...
  2. Apresente-se e explique o problema brevemente. Por exemplo: "Meu nome é Julia Andrade e eu moro na Av. Paulista, nº 1000, desde fevereiro. Parte da rua em frente à minha residência possui sulcos e buracos que têm atrapalhado o tráfego de carros".

  3. Explique como o problema está afetando moradores e empresas em sua rua. Você pode tirar fotografias dos defeitos e incluí-las em sua carta. Explique como os vizinhos têm reclamado e que o mau estado do asfalto está congestionando o trânsito na área e causando grandes engarrafamentos. A Secretaria Municipal desejará saber a magnitude do problema para poder providenciar o recapeamento adequado.

  4. Requeira que os problemas sejam resolvidos o mais rapidamente possível. Forneça seu número de telefone e endereço de e-mail, para o caso de algum membro da secretaria querer discutir o problema com você. Agradeça o secretário pelo seu tempo.

  5. Feche a carta, digitando "Atenciosamente", e pule três linhas. Escreva seu nome completo. Imprima a carta e assine-a.

Loading...

Aviso

  • Use um tom educado, mas firme, em toda a carta. Você pode estar muito chateado com o problema, mas tenha em mente que a Secretaria Municipal pode não estar ciente da extensão dos danos. Um tom ou linguagem excessivamente arrogante pode prejudicá-lo, fazendo com que o secretário ignore sua carta.

O que você precisa

  • Câmera digital
  • Computador
  • Papel
  • Envelope
  • Selos

Referências

Loading ...
Loading ...