×
Loading ...

Como escrever uma condolência após a perda de um animal de estimação

A perda de um animal provoca um amplo espectro de sentimentos. Para quem tem um animal de estimação, perder um deixa um vazio dentro de si. Para alguns, a perda de um animal de estimação é tão devastadora quanto perder um membro humano da família. Aqueles que não têm animais de estimação não podem compreender o luto por um animal — alguns podem rolar os olhos, alguns podem balançar a cabeça. No entanto, para quem está de luto, os sentimentos são os mesmos, independentemente da origem. Quaisquer que sejam seus sentimentos, um recado de condolências sincero após a perda de um animal de estimação será certamente apreciado.

Instruções

A perda de um animal provoca um amplo espectro de sentimentos em uma família (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque o endereço e selo no envelope.

    Loading...
  2. Escreva o recado. Expresse sua simpatia. Independentemente de como você se sente particularmente sobre a morte de animais de estimação, reconheça que o seu amigo — colega de trabalho, vizinho, cabeleireiro, personal trainer — está de luto por um ente querido. Concentre-se em apoiar o seu amigo. Não tenha medo de usar o nome do animal de estimação ou reconhecer como ele morreu. Escreva como se você estivesse realmente visitando seu amigo.

    Querida Jen,

    Estou tão triste por saber o que aconteceu com a Gus. Eu sei que ela significava muito para você e que foi difícil tomar a decisão de deixá-la ir.

    ou

    Eu sinto muito em ouvir que Roo morreu em um acidente. Eu sei o quanto ele significava para você.

  3. Inclua uma ou duas frases para recordar uma experiência que você teve com animal de estimação do seu amigo. Se você não o conhecia, escreva sobre seu amigo, o dono do animalzinho.

    Lembro-me de todas as vezes no verão em que Gus saltava do trampolim para pegaras bolas que você jogava na piscina para ela. Ela me fazia rir, e eu vou sentir falta dela também.

    ou

    Você falou de Roo tantas vezes que eu sinto como se eu mesmo o conhecesse. Ele era um cão sortudo por ter sido salvo por uma pessoa tão carinhosa como você.

  4. Seja sincero. Se você oferecer sua ajuda, faça uma oferta específica e siga com ela. Se você já teve um animal de estimação que morreu, deixe seu amigo saber que você também já passou por isso.

    Eu sei que seus passeios não serão os mesmos sem a Gus, mas se você quiser alguma companhia eu ficaria feliz de acompanhá-lo.

    ou

    Eu me lembro de como eu fiquei triste quando meu cão Buttons morreu, e eu sei o quão difícil isso deve ser para você. Eu vou ligar para você no final de semana para saber como você está.

  5. Seja breve e termine o cartão de maneira amável. Envie em seguida.

    Vou manter você e Gus em meus pensamentos e orações.

    ou

    Eu estou pensando em você enquanto você está de luto por Roo.

Loading...

Dicas

  • Um recado à mão pode ser uma raridade nesses tempos de comunicação eletrônica, mas é um toque muito mais pessoal.
  • Envie a condolência dentro de uma ou duas semanas, que é a época em que o dono do animal vai mais precisar de seu apoio.
  • Não fale em obter outro animal para substituir o que ele acabou de perder — algumas pessoas precisam de tanto tempo para ficar de luto por um animal de estimação quanto para uma pessoa da família. Mesmo que a pessoa não fique tanto tempo, ela provavelmente não está pronta para considerar um novo animal ainda.

O que você precisa

  • Papel de carta, papel simples ou um cartão apropriado (em branco por dentro)
  • Caneta
  • Envelope
  • Selo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...