Como escrever um discurso para uma reunião de família

••• Thinkstock/Stockbyte/Getty Images

As reuniões de família reúnem parentes distantes que compartilham raízes comuns, mas podem não ter oportunidades de compartilhar um tempo juntos com frequência. Como a reunião reúne membros da família de gerações diferentes e vários locais, um discurso pode criar terreno comum e definir um tom para a reunião. O medo de falar em público e a rejeição de um grupo grande de parentes podem criar ansiedade conforme um parente faz um discurso durante a reunião familiar. Felizmente, com táticas já testadas e uma boa preparação, os oradores podem criar um discurso eficaz que unifica e deixa todos à vontade.

Passo 1

Peça informações aos familiares mais velhos. Converse com pais e avós para receber detalhes sobre os participantes da reunião, histórias clássicas e familiares importantes.

Passo 2

Faça uma lista de participantes e um ou dois detalhes sobre suas vidas. Inclua os membros mais velhos e mais jovens da família, quem recentemente alcançou algo notável e quaisquer novas adições à família pelo nascimento e casamento.

Passo 3

Pesquise a genealogia familiar na internet. Tome notas da região de origem do seu sobrenome, significado e descendentes notáveis.

Passo 4

Escreva resumos curtos de duas ou três histórias lendárias familiares que sejam intensas e bem humoradas.

Passo 5

Crie uma lista de coisas que representem o que a sua família significa para você. Reveja as outras notas e anote as ideias.

Passo 6

Coloque as informações em cartões de índice, escreva um fato, história ou biografia da pessoa em cada cartão.

Passo 7

Organize os cartões. Coloque-os no chão e prenda os cartões relacionados usando clipes de papel. Organize os cartões ao colocar informações curtas e bem humoradas no começo e informações mais marcantes no final.

Passo 8

Escreva o discurso nos cartões e use-os como referência.

Mais recentes

×