Mais Artigos
- Como escrever uma carta de auto introdução como novo colega de trabalho para todo o quadro de funcionários no seu primeiro dia de trabalho
- Como perguntar se a empresa está contratando
- Como trabalhar para os estúdios Warner Bros
- Como convencer o chefe a lhe dar uma segunda chance
- O que dizer quando entrar em uma loja procurando um emprego?
Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista

Allen Simon/Stockbyte/Getty Images
Uma semana se passou desde a sua entrevista de emprego e agora você está apenas esperando o telefone tocar. Se você tem outra oferta de trabalho na mão ou só precisa de um emprego -- qualquer emprego -- a chave para escrever um e-mail para acompanhar sua candidatura é parecer um candidato interessado. Faça o que fizer, evite usar um tom de desespero e não envie tantos e-mails a ponto de incomodar o recrutador. Embora queira receber respostas e chamar a atenção, você não quer ser o candidato que perde por enviar uma grande quantidade de e-mails insistentes.
Step 1
Envie um e-mail para entrevistador dentro dos primeiros dois dias depois da entrevista. Não pergunte por uma decisão ainda, em vez disso, fale sobre como você ficou feliz conhecer o recrutador e o quanto você gostaria de entrar na empresa. Se você realmente quer impressionar, adicione um resumo do que você faria dentro dos primeiros seis meses após ser contratado. É mais provável conseguir um retorno mais rápido quando você é memorável.
Step 2
Envie um segundo e-mail se já faz mais de uma semana desde a entrevista e você ainda não teve nenhum retorno da empresa. Inclua seu nome, o nome do entrevistador, o título da vaga e a data da sua entrevista. Informe que a entrevista o deixou animado para trabalhar com a empresa e peça educadamente para uma atualização sobre em que altura se encontra o processo de contratação.
Step 3
Mencione outras ofertas, se você recebeu alguma, mas ressalte que você está mais animado sobre conseguir uma posição na empresa em que você está contatando: "Eu recentemente recebi outras ofertas de emprego, mas eu estou realmente focando em trabalhar para o sua empresa. É possível estimar quando haverá uma decisão final?".
Step 4
Enfatize a sua natureza cooperativa, se não tiver outras ofertas de trabalho na mão. Diga que ficaria feliz em ajudar a criar estratégias sobre como adiantar o processo de contratação, especialmente porque você está muito ansioso para se juntar à empresa.
Step 5
Mande um e-mail diretamente para o gerente de contratação, se você já entrou em contato com o setor de recursos humanos e não recebeu nenhuma resposta. O RH pode não responder os e-mails dos candidatos, especialmente em grandes empresas onde o departamento supervisiona a contratação de todas as divisões. Enviar um e-mail semelhante para o departamento de contratação poderia colocar pressão interna suficiente no RH para colocar em movimento o processo de contratação.
Mais Artigos
Como fazer uma breve descrição de si mesmo ao se candidatar a um emprego→

Como escrever uma carta para alguém que você não vê há algum tempo→

Dicas para fazer uma declaração de aptidão para emprego→

Como aceitar uma oferta de emprego por email→

Como escrever uma redação de autoavaliação→

Como escrever o perfil de uma pessoa→

Referências
- Virginia Tech: Agradecimento e acompanhamento pós-entrevistas [em inglês]
- "Forbes": Como agir após uma entrevista; Susan Adams; March 2011Susan Adams; March 2011 [em inglês]
- "Forbes": Quando eles não ligam para oferecer a vaga; Susan Adams; January 2011 [em inglês]
- Quintessential Careers: O que fazer e o que não fazer após uma entrevista de emprego; Randall S. Hansen [em inglês]
Sobre o Autor
A professional writer since 2006, Colleen Reinhart has held positions in technical writing and marketing. She also writes lifestyle, health and business articles. She holds a Bachelor of Arts and Business degree from the University of Waterloo, and a Master's degree in speech-language pathology from the University of Toronto.
Créditos Fotográficos
Allen Simon/Stockbyte/Getty Images