Como esculpir uma pestana de violino

••• Comstock/Comstock/Getty Images

A pestana do violino fica na ponta do espelho e, como o cavalete no lado oposto, a pestana é usada para manter as cordas longe do espelho, para que elas possam vibrar livremente e produzir som. Apesar de ser um das menores partes do instrumento, ela é crucial para o seu funcionamento e, apesar de serem baratas, são fáceis de fazer.

Passo 1

Esculpa o formato básico. A pestana deve ter a mesma largura do seu espelho, que normalmente é de 24 mm para um violino comum, mais pode chegar até 24,5 mm. Os construtores de violino discordam na altura ideal da pestana, mas você deve esculpi-la entre 0,6 e 1 mm de altura. A espessura da pestana deve ter cerca de 6 mm.

Passo 2

Incline o topo. No lado virado para o cavalete, mantenha a altura de 0,6 até 1 mm. O topo deve inclinar-se para baixo levemente na direção das cravelhas. Você pode conseguir esse formato esculpindo ou simplesmente lixando.

Passo 3

Esculpa os sulcos usando uma lima redonda. As cordas, quando colocadas nos sulcos, devem estar a 5,5 mm de distância (do centro de uma corda ao centro de outra corda). Logo, elas ocupam um espaço total de 16,5 mm. A área delas deve ser descentralizada, cerca de 1 mm na direção do lado grave do violino. Cada sulco deve ter a mesma espessura da corda correspondente, mas não devem ser lixados com profundidade suficiente para a corda inteira, ao invés disso, cada um deve ser lixado com um terço da profundidade da corda, para que ela fique repousada do sulco.

Passo 4

Lixe a pestana. Usando uma lima chata, arredonde as pontas na direção em que elas encontram o espelho e remova quaisquer bordas afiadas.

Mais recentes

×