×
Loading ...

Como dizer se um espada fêmea está grávida

Espadas são peixes coloridos de tamanho médio. Muitos entusiastas de aquário os admiram devido à característica de espada do peixe macho, que é algo como um longo pico saindo da parte inferior do corpo, ao longo da barbatana caudal. As fêmeas não têm a característica de espada, mas tendem a ser maiores e mais fortes. Esses peixes acasalam-se em cativeiro facilmente e dão a luz a filhotes vivos, ao invés de colocar ovos. É importante saber se o seu espada fêmea está grávida para que possa preparar o aquário para os alevinos.

Instruções

Os espada são peixes coloridos de tamanho médio (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Anote tudo o que você possa lembrar da alimentação do peixe na semana passada ou anterior. Eles desfrutam de uma variedade de alimentos em sua dieta, mas tendem a começar a reprodução depois de terem sido alimentados com comida viva por um período de tempo. Se a lista criada mostrar uma grande quantidade de alimento vivo, eles podem ter se acasalados e a fêmea pode estar grávida.

    Loading...
  2. Olhe para a fêmea, observando as alterações na aparência do abdômen. Conforme os filhotes desenvolvem-se em uma fêmea grávida, o abdômen inchará. Se abdômen do peixe tornar-se visivelmente maior, ela provável está grávida.

  3. Procure por uma coloração escurecida no abdômen do peixe. Essa coloração ocorre pouco antes do começo da barbatana da cauda, e deve parecer aproximadamente a forma de um triângulo. Isso indica que fêmea está carregando alevinos. A coloração escura são realmente os ovos e, depois, os olhos escuros dos alevinos, aparecendo através da pele translúcida do peixe fêmea.

Loading...

Dicas

  • Muitos proprietários de espada que têm apenas fêmeas no aquário são confundidos por fêmeas que aparecem grávidas. No entanto, elas podem armazenar esperma por um longo tempo, usando-o periodicamente durante vários meses depois do último encontro com um macho. Se você teve um macho no tanque em um passado recente, ou se adquiriu recentemente o peixe de um aquário comunitário com os machos dentro, isso poderia ser a causa da gravidez. As fêmeas podem usar o esperma armazenado várias vezes. Além disso, em um grupo de várias fêmeas sem um macho, uma fêmea, ocasionalmente, muda o seu sexo, tornando-se um macho. Isso geralmente é a causa da gravidez surpresa de um espada.

Aviso

  • Os espada e outros peixes no aquário comerão os filhotes logo após o nascimento, por isso, se você quer que eles sobrevivam, mova a mãe para um tanque de criação quando perceber que ela estiver grávida. Depois que os peixes nascerem, é possível devolver a fêmea ao aquário principal. Os alevinos podem permanecer no tanque de criação a salvo de predadores, até que estejam grandes o suficiente para se defenderem sozinhos.

Referências

Loading ...
Loading ...