×
Loading ...

Espessura mínima necessária para pisos de concreto

Apesar do concreto ser um dos materiais de construção mais resistentes no mundo, ele tem algumas limitações. Existem requisitos de espessura para uso comercial e residencial. É necessário ter um engenheiro estrutural para determinar a espessura necessária para aplicações comerciais. Para a maioria das construções residenciais, a espessura mínima de concreto pode ser utilizada, o que garantirá placas de concreto que durarão muitos anos.

Placas de concreto têm uma espessura mínima. (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Espessura mínima

A espessura mínima para uma placa de concreto é de 10 cm. Placas com esta espessura podem ser usadas em porões, entradas de carros, pátios, varandas, calçadas e outras áreas que não precisam ser muito resistentes. Placas de concreto só precisam ser mais espessas, quando uma carga muito grande é esperada no local. Por exemplo, caminhões semi reboque rebocando toneladas de materiais ou equipamento pesado.

Loading...

Requisito de resistência

Concreto, como outros produtos similares, tem uma classificação conforme a capacidade de carga esperada na superfície. A capacidade padrão de uma placa de concreto é de 700 Kg por cm². Já que é improvável que construções residenciais superem este número, placas de concreto com 10 cm de espessura serão adequadas na maioria das construções residenciais.

Entradas de carros

A única área que pode necessitar de uma espessura maior do que 10 cm é a entrada de carros. Considere utilizar placas de maior espessura, caso seja possível que equipamento pesado seja transportado na sua entrada de veículos. Por exemplo, um caminhão de concreto pode pesar entre 25 e 35 toneladas, quando estiver cheio de material. Um veículo com este peso quebrará placas de concreto com espessura de 10 cm. Carros normais e caminhões menores não são pesados o suficiente para quebrar este tipo de placa de concreto.

Tempo para curar

Independente da espessura da placa, é necessário um tempo específico para curar o material. O concreto fica cada vez mais forte ao endurecer, e dependendo do clima e da situação, pode demorar dias ou semanas até que o concreto esteja curado por completo. Como padrão, o concreto atingirá 500 PSI dentro de 72 horas da aplicação. Porém, calor em excesso, congelamento, hidratação insuficiente do material e outros problemas podem mudar o tempo necessário para o concreto secar.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...