Como esterilizar navalhas

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Embora usar navalhas descartáveis várias vezes poupe dinheiro, germes e bactérias crescem nas lâminas após cada uso, além de que as partículas de pele e resíduos de loções também podem ficar presas entre elas. Esterilizar sua navalha antes de se depilar mata os germes e faz com que ela seja tão segura quanto uma nova. Mergulhá-la em agentes químicos de limpeza matará a maioria das bactérias, da mesma forma que deixá-la de molho em água fervente fará. Uma navalha limpa pode ser usada até que as lâminas fiquem cegas.

Deixando de molho

Passo 1

Enxágue as lâminas com água quente.

Passo 2

Adicione um pouco de detergente de louças às lâminas e esfregue-as com uma escova de dentes para remover qualquer sujeira que esteja presente. As cerdas finas da escova podem alcançar os espaços entre as lâminas, permitindo a remoção de acúmulos de substâncias, como creme de depilação seco.

Passo 3

Remova o detergente da navalha usando água quente novamente, depois aplique um agente de limpeza, como álcool ou água oxigenada. Despeje a substância escolhida em uma pequena tigela e mergulhe a navalha, usando apenas a quantidade suficiente do produto de limpeza para cobri-la. Deixe de molho por dez minutos se estiver usando álcool e meia hora se preferir a água oxigenada.

Passo 4

Remova a navalha da tigela e enxágue bem com água quente antes de usá-la para se depilar.

Fervendo

Passo 1

Coloque uma panela no fogo e encha-a com água suficiente para ferver por 10 minutos.

Passo 2

Coloque a navalha na panela e feche-a com a tampa.

Passo 3

Ligue o fogo alto e espere que a água comece a ferver. Deixe ferver por 10 minutos.

Passo 4

Remova a panela do fogo e retire a tampa. Deixe a água esfriar por 10 minutos e depois retire a navalha de dentro dela usando uma colher.

Mais recentes

×