×
Loading ...

Estilos de escrita criativa

Escrita criativa é qualquer tipo de escrita que busca provocar emoções e pensamentos no leitor, mais do que simplesmente informá-lo de algo. É exercida há séculos e apresenta uma grande variedade de estilos e formatos. Tanto a ficção como a não ficção em prosa ou verso se enquadram na categoria de escrita criativa.

Aventure-se nos diversos estilos de escrita criativa (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Romance

Os romances costumam ser definidos como uma narrativa longa, com início meio e fim. Tendem a se focar em um grupo de personagens -- protagonistas e antagonistas -- e apresentam vários fios narrativos. Um romance costuma variar entre 60000 e 120000 palavras.

Loading...

Contos

Assim como os romances, os contos costumam ser escritos em forma de narrativa. Distinguem-se dos romances, no entanto, por normalmente se limitarem a apenas um fio narrativo e apresentarem menos personagens. A maioria dos contos tem entre 1000 e 7500 palavras.

Peças e roteiros

Tanto peças como roteiros são escritos para serem interpretados por atores. Além do diálogo, as peças e os roteiros apresentam descrições de cenas e de personagens, bem como diretores de palco ou câmera.

Poesia

A poesia é uma das formas mais antigas de escrita criativa. Os poemas mais tradicionais costumam seguir um determinado ritmo e padrão de rimas, ao passo que os mais modernos tendem a ser mais livres, sem uma estrutura muito definida. Não há um número de palavras padrão para posia -- tanto um hai-kai, que tem apenas 17 sílabas, como um poema épico, como a Odisseia de Homero são considerados poesia.

Minicontos

Contos que têm entre 75 e 1500 palavra são considerados minicontos. O desafio deste estilo literário é criar uma história completa, dotada de significado, com o mínimo de palavras.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...