Estilos nigerianos tradicionais

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os trajes tradicionais nigerianos são coloridos e elegantes. Embora não sejam usados em todas as circunstâncias, é a roupa cotidiana para muitos, e formal para a maioria. Usá-lo faz parte de algumas cerimônias tradicionais e ocasiões especiais. A Nigéria é um país habitado por pessoas de diversos grupos étnicos, com diferentes roupas tradicionais.
Roupas femininas
As roupas de uso diário são de algodão tingidos e confeccionadas localmente. Para o uso formal, são feitas de tecidos mais finos, e às vezes tingidos com batique. Rendas e bordados são adicionados. As mulheres envolvem suas cabeças em faixas de tecido amarradas em estilos elaborados, que combinam ou complementam a roupa. Entre as seleções de roupas para mulheres nigerianas há o buba, uma longa blusa solta que vai até logo abaixo da cintura, e um vestido chamado de Kaba. O iro é um pano retangular como uma saia, enrolado em torno da parte inferior do corpo. A parte final é a iborun ou ipele, usada como um xale diagonal.
Roupas masculinas
Para o uso diário, os homens também usam algodão, um manto e uma camisa. Eles usam um buba longo sobre as calças chamados sokoto como trajes formais. O agbada é uma combinação festiva de um sokoto e buba. O chapéu redondo é chamada de fila e um outro chapéu, com laterais mais longas, é chamado de abeti-aja.
Tecidos e tingimento
Os tecidos tradicionais do vestuário nigeriano são de rendas e tecelagem. O adire também é um deles, sendo um tecido tingido de índigo produzido pelas mulheres Yoruba do sudoeste da Nigéria, com uso de várias técnicas de tintura. A tradução de adire seria "amarrar e tingir". Outro tecido tingido, introduzido pelo holandeses copiando o adire, é o Ancara. Os corantes utilizados para fazê-lo são mais rápidos e mais fáceis de usar, e, embora seja um tecido ocidental, foi adotado na Nigéria.
Norte ao sul
Os estilos nigerianos mudam de norte a sul. Os nortistas, mais rurais, vestem-se mais tradicionalmente que os seus vizinhos do sul. As roupas de trabalho no Norte são mais frequentemente tradicionais. No sul, usa-se um vestuário ocidental.
Referências
Sobre o Autor
Roz Calvert was a contributing writer for the award-winning ezine Urban Desires where her travel writing and fiction appeared. Writing professionally since 1980, she has penned promotional collateral for Music Magnet Media and various musicians. The "Now Jazz Consortium" published her jazz educational fiction. She published a juvenile book about Zora Neale Hurston and attended West Virginia University and the New School.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images