×
Loading ...

Como estimular vocabulário expressivo e receptivo em crianças

Para desenvolver habilidades de comunicação eficazes, as crianças devem desenvolver um vocabulário tanto receptivo quanto expressivo. O vocabulário receptivo - as palavras faladas que a criança entende - tipicamente se desenvolve antes que a criança tenha adquirido as habilidades para a linguagem expressiva. O vocabulário expressivo são aquelas palavras que a criança usa ao falar. Embora isso não seja incomum em crianças, ou adultos, para ter um vocabulário receptivo maior do que o falado, deve-se tomar cuidado para desenvolver ambos, facilitando a comunicação efetiva.

Instruções

Estimular crianças a expressarem seus sentimentos e pensamentos constrói habilidades de comunicação (on the phone image by Renata Osinska from Fotolia.com)
  1. Leia livros ilustrados para crianças mais novas para construir as habilidades de linguagem receptiva. Ao escutar suas palavras e observar as imagens na página, a criança desenvolve sentidos e constrói um vocabulário receptivo. Quando ela for mais velha, leia livros com mais texto do que imagens.

    Loading...
  2. Pare sempre para discutir o livro. Use linguagem descritiva para falar sobre o que você vê. Faça um esforço para usar uma variedade de palavras para descrever atributos comuns. Se a criança observa uma bola grande, descreva seu tamanho em outras palavras, como enorme, gingante e imensa. Isso ensinará ao seu filho que todas essas palavras têm um significado parecido.

  3. Dê oportunidades para que seu filho reconte partes da história ou descreva a figura que ele vê. Isso desenvolve a linguagem expressiva e permite que você verifique a compreensão da criança.

  4. Fale com seu filho durante atividades cotidianas. Descreva objetos, eventos e sentimentos para ajudá-lo a construir seu vocabulário de linguagem receptiva. Escute as respostas dele, pois assim é como seu vocabulário expressivo é desenvolvido.

  5. Estimule a criança a contar histórias ou eventos do dia. Quanto mais ela falar sobre sua vida e seu dia, mais habilidades linguísticas ela irá desenvolver.

  6. Brinque com seu filho. Crie rimas sem sentido, cante canções de roda e invente novas palavras. Ele irá provavelmente achar divertido, enquanto também estará desenvolvendo sua linguagem.

Loading...

O que você precisa

  • Livros

Referências

Loading ...
Loading ...