×
Loading ...

Etiqueta para bodas de prata

Celebrar um aniversário de casamento de 25 anos é comum, mas muitos não conhecem a etiqueta apropriada para esse tipo de evento. Independente de você estar organizando a sua própria festa, a de um ente querido ou apenas ter sido convidado para uma, siga o guia de etiqueta adequada no que se trata dos convites, dinheiro, presentes e planejamento em geral para aproveitar a ocasião e não causar nenhum constrangimento.

Bodas de casamento (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Planejamento

Comece a planejar o aniversário de casamento estabelecendo um orçamento. Determine a formalidade da festa, quem convidar, onde fazer, organizar a comida, o bolo e detalhes dessa natureza. A etiqueta afirma que os convidados não devem pagar por nada, como sua própria comida, mas algumas celebrações são feitas de forma com que isso seja aceitável. Faça a festa em um restaurante se desejar que paguem sua própria comida e escreva o convite de forma pom que saibam que foram convidados. Inclua um manu do restaurante com os preços combinados.

Festas surpresas são comuns para bodas especiais, como de 25 anos, mas elas devem ser feitas de forma com que não sejam inconvenientes ou um constrangimento ao casal e aos convidados. Peça para os convidados aparecerem vestidos adequadamente e animados, em vez de colocá-los em uma situação estranha. Por exemplo, convide o casal a um restaurante e faça os convidados serem a surpresa.

Loading...

Convites

Os convites devem refletir a formalidade da festa. As bodas de 25 anos normalmente têm convites formais, impressos ou gravados, parecidos com os de casamento. Nomes, data, horário e endereço devem estar escritos em completo, sem abreviações. Entregue os envelopes à mão, com a melhor letra. Convites informais podem ser com lacunas para preencher ou cartões escritos à mão, e as abreviaturas são aceitáveis.

Nunca mencione presentes nos convites, a não ser que seja pedindo para não levar. Para os mais formais, isso deve ser escrito em uma inserção, mas naqueles mais informais, é comum uma nota escrita à mão.

Envie os convites pelo menos seis semanas antes da festa, e anote quaisquer instruções especiais, como advertir os convidados de que é uma festa surpresa. Considere cartões de "reserve essa data" até seis meses antes do evento se a data cair durante feriados, quando as pessoas fazem planos.

Presentes

Normalmente, presentes não são necessários em bodas de 25 anos, e não devem ser exigidos. Os convidados podem levar presentes se quiserem, embora um cartão seja mais apropriado se o convite disser "não levar presente".

Pedir dinheiro ou passar o chapéu é uma prática comum em algumas comunidades, mas é rude solicitar dinheiro abertamente ou pedir no convite. Se houver o desejo da arrecadação, como para férias, divulgue no boca-a-boca.

Os presentes devem ser abertos depois do evento, ou em um local privado por respeito aos convidados que não trouxeram nada. Sempre lembre-se de quem trouxe o que e mande cartões de agradecimento.

Comportamento

Vista-se e se comporte de maneira respeitosa ao casal e que reflita a formalidade da festa. Nunca faça fofocas ou "lave a roupa suja", já que o evento celebra o aniversário de casamento do casal. Feche a boca ou fique em casa, se não tiver contribuições positivas e agradáveis. Evite conversar sobre si mesmo ou sobre outros além do casal.

Relaxe e aproveite a festa organizada. Se os seus filhos, pais, irmãos ou amigos estiverem planejando um evento espetacular em sua homenagem mas você acha que é exagero, gentilmente diga que prefere uma celebração mais íntima.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...