×
Loading ...

Como evitar o amarelamento de páginas de livros

Quer você seja um colecionador de livros ou se apenas quiser manter a sua própria biblioteca em um bom estado para os próximos anos, há várias maneiras de armazenar e cuidar de livros a fim de evitar que a encadernação se desfaça ou que as páginas fiquem amarelas. Cuidar de seus livros vai prolongar a vida útil deles de modo que você pode passá-los aos filhos ou outros membros da família. Embora seja natural que certos graus de deterioração ocorram com o tempo, manusear os livros com cuidado vai evitar que esse processo progrida rapidamente.

Instruções

Preserve as páginas de livros com o armazenamento adequado (Old hardback books with yellowing pages and dog earred image by Steve Johnson from Fotolia.com)
  1. Guarde os livros longe de luz direta do sol. Os raios UV do sol fazem com que as capas desbotem e danificam as páginas de papel, fazendo com que fiquem amarelas ao longo do tempo.

    Loading...
  2. Evite colocar livros em locais úmidos, como o porão ou sótão, já que os altos níveis de umidade podem danificar o papel. Da mesma forma, as áreas de baixa umidade farão com que o papel fique seco e, como consequência, amarele e desgaste.

  3. Garanta que os livros estejam armazenados em uma área com circulação de ar, como um quarto ou uma biblioteca em casa. Lembre-se de guardá-los com pelo menos 7 cm de distância entre as páginas e a parede para permitir a circulação de ar. Se os livros estiverem em um armário, deixe-o a 7 cm de distância da parede. Deixe uns 2,5 ou 5 cm de distância entre os livros e a parede de trás do armário para uma circulação de ar adequada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...