×
Loading ...

Como evitar que um disjuntor (DR) tenha disparos falsos

Um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual (DR), é um dispositivo de proteção utilizado em instalações eléctricas. Ele se desliga automaticamente se houver alguma falha no fluxo de energia. O disparo ocorre se houver mesmo uma pequena variação de 0,005 ampères no circuito. No entanto, os DRs podem desligar por razões falsas, que não oferecem riscos. A maioria destes problemas pode ser resolvido.

Instruções

Os DRs podem disparar se os terminais estiverem empoeirados (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Confira o tempo em sua área, para ver se ocorreu alguma tempestade elétrica local. O acúmulo de eletricidade na atmosfera pode ser motivo suficiente para fazer um disjuntor residual desligar. Abra a tampa da caixa do DR para verificar se todos os disjuntores estão na configuração "ON". Feche a tampa da caixa.

    Loading...
  2. Procure todos os DRs em sua casa que tiverem desligado automaticamente (se não houve tempestades elétricas na sua área), e desligue o disjuntor que transmite a corrente para o DR que disparou. Remova a tampa do DR com uma chave de fenda e retire os dois parafusos que prendem o disjuntor à sua caixa na parede. Remova o DR. Primeiro, veja se todos os fios estão parafusados aos seus terminais. Se houver algum fio solto, aperte a cabeça do parafuso ao terminal para prendê-lo.

  3. Veja se alguma poeira da parede não caiu nos orifícios de acesso dos cabos na parte de trás da caixa e na parte de trás do DR (especialmente em torno das áreas de parafuso do terminal). Se encontrar poeira nesses locais, use uma escova pequena ou um pano para removê-la completamente.

  4. Veja se não há acúmulo de umidade na área da caixa e, mais uma vez, principalmente perto das conexões de terminais. Se houver, limpe toda a umidade com um pano seco. Empurre o DR de volta na caixa, recoloque os parafusos que prendem o disjuntor a ela e aparafuse a tampa usando a chave de fenda.

  5. Em todas as outras saídas no mesmo circuito, verifique se não há fios soltos, poeira ou umidade, seguindo o mesmo procedimento do Passo 4. Religue a energia quando todos as saídas (comuns ou DR) tiverem sido testadas e reinstaladas corretamente em suas caixas.

Loading...

Dicas

  • Se o DR continua disparando após realizar esses procedimentos, o problema pode não ser falso. Em alguns casos, pequenas oscilações de energia podem estar ocorrendo, outras saídas no circuito ou aparelhos ligados às tomadas podem estar com defeito, ou a própria unidade de DR pode estar com defeito e precisar de substituição.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Escova pequena
  • Pano seco

Referências

Loading ...
Loading ...