×
Loading ...

Exemplo de uma fatura proforma

Há muitos exemplos de faturas proforma. O que você irá seguir depende do propósito para que serão usadas. Todas as faturas proforma devem conter certos dados básicos. O site "air7seas.com" (em inglês) mostra um exemplo de fatura proforma simples. Na maioria dos casos, esse exemplo já é suficiente. Em outros casos, o comprador pode ter perguntas ou requisitos que podem resultar em mudanças antes de chegar na numa proforma final.

Mais dados é melhor que menos (Rayes/Digital Vision/Getty Images)

Fatura proforma definida

Uma fatura proforma é a oferta de um vendedor de entregar bens a um comprador ou a um lugar especificado pelo comprador, num preço, com um breve espaço de tempo. A proforma também especifica como e quando os bens devem ser pagos. Geralmente não apenas uma cotação, a fatura proforma é um compromisso que o comprador espera que seja honrado. Não é uma fatura comum porque ainda não houve entrega. Não há registro a receber da parte do vendedor, nem a pagar da parte do comprador. Na finalização, a fatura proforma torna-se a base para a ordem de compra do comprador e/ou carta de crédito emitida a favor do vendedor.

Loading...
A proforma é usada para pegar dinheiro emprestado (Image by Flickr.com, courtesy of borman818)

Usos de uma fatura proforma

Faturas proforma são mais usadas em transações de exportação-importação, como cotação de vendas de um vendedor, ou como ordem de compra a ser confirmada pelo comprador. Importadores as usam para avaliações de funções das autoridades aduaneiras e para obter liberação (autorização) de importação; ou para propósitos bancários, para abrir cartas de crédito. Exportadores usam faturas proforma para citar preços e termos, pedir dinheiro emprestado a bancos, ou obter pagamentos adiantados. Tanto importadores como exportadores frequentemente as usam para negociar. O exemplo do "air7seas.com" pode ser uma base para qualquer dos casos acima.

Ex-fábrica significa preço de fábrica (Image by Flickr.com, courtesy of Danumurthi Mahendra)

Conteúdo da proforma

No topo ao centro do proforma do "air7seas.com" afirma o que o documento é, uma fatura proforma. Abaixo estão: data da fatura, nomes do exportador e do importador com respectivos endereços, números de telefone, e-mail e fax. Então seguem: lista dos produtos, preços, número de unidades e valores em dólares; termos de pagamento e datas de entrega. Três valores são mostrados: se pego na fábrica (ex-fábrica), se carregado no ponto de origem (FOB), se segurado e entregue ao comprador (CIF). Estes termos e valores seguem definições aceitas internacionalmente.

FOB significa carregado do porto de origem (Image by Flickr.com, courtesy of Holger (PC-Problems))

Uma proforma mais completa

Quando a proforma for o documento inicial ou intermediário, é algumas vezes desprovida de alguns detalhes. Na finalização, todos os detalhes relevantes devem ser incluídos. Alguns desses são: data de envio mais precisa; descontos de troca, se algum; número de referência do comprador e data do pedido; e especificações de empacotamento, como número de caixas, volume cúbico e dimensões e peso bruto e líquido de envio. Algumas vezes, pode ser necessário ter uma descrição detalhada do produto e especificar se ele é usado ou novo.

Requisitos de importação do país (Image by Flickr.com, courtesy of Ville Miettinen)

Outras possíveis conclusões

Certas circunstâncias requerem que algumas declarações sejam feitas na fatura proforma, como requisitos para manuseio seguro, depósito e transporte. Uma proforma pode também incluir informação de garantia ou detalhes do banqueiro, ou um consignatário intermediário, se algum, ou um método de envio definido. Também, uma declaração pode ser requisitada, certificando que a proforma é verdadeira e correta. Para assegurar plenitude, é aconselhável verificar os requisitos de faturação de um país importador

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...