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Exercícios para as áreas cervical, lombar e torácica das costas

Fazer exercícios para as suas costas é uma excelente ideia. As costas podem ficar feridas em um acidente de carro, lesão esportiva ou em queda doméstica e também pode enfraquecer ao longo do tempo, através do processo de envelhecimento. Mais pessoas vão ter problemas na área lombar (inferior) das costas do que na cervical (região superior) ou torácica (meio das costas), mas os exercícios podem fortalecer todas as áreas. Você deve verificar com o seu médico antes de fazer todos os exercícios para se certificar de que eles são considerados seguros para a sua condição.

O supino ajuda no fortalecimento e flexibilidade das três áreas (Pixland/Pixland/Getty Images)

Alongamento "cobra"

Esse alongamento irá beneficiar as áreas cervical, torácica e lombar das costas. Deite-se no chão de barriga para baixo. Coloque as mãos na altura dos ombros e pressione as mãos para cima de modo que seus ombros fiquem a cerca de 45 centímetros do chão. Arqueie as costas para que você sinta o alongamento em todas as três áreas das costas e mantenha essa posição por três segundos. Retorne à posição inicial. Repita esse alongamento por 10 vezes, dê uma pausa de 30 segundos e repita a série.

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Alongamento com faixas elásticas

Fixe uma das partes finais da faixa elástica em um móvel pesado. Pegue a outra ponta com as mãos e puxe o elástico até ficar esticado. Comece com o elástico na altura da cintura. Puxe-o sobre a cabeça e segure-o por dois segundos. Retorne à posição inicial. Repita esse exercício por 10 vezes, dê uma pausa de 30 segundos e repita a série. Isso é benéfico para a força e flexibilidade de todas as três áreas das costas.

Supino

Deite-se de costas sobre um banco para fazer supino. Segure a barra com pesos com cerca de 25 kg. Segure a barra na altura do ombro e levante o peso acima de seus ombros até que o ocorra o bloqueio do movimento pelos seus cotovelos. Retorne a barra para a posição inicial. Faça isso 10 vezes, dê uma pausa de 30 segundos e repita a série. Isso irá construir força e flexibilidade na região lombar, flexibilidade na área torácica e força na área cervical.

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Referências

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