×
Loading ...

Faça você mesmo: um aquecedor solar com latinhas de cerveja

Para aqueles que gostariam de reduzir os custos com aquecimento, que tenham algumas habilidades mecânicas básicas e que possuam um abastecimento de latas de cerveja vazias, podem tentar executar um projeto simples usando energia solar para ajudar a aquecer a sua casa. O uso de latas de alumínio leves (latas de refrigerante também funcionam) e algumas convenções e princípios de aquecimento pode direcionar a energia do calor da luz solar para a sua casa.

Você pode usar latas de cerveja ou de refrigerante (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)

Preparação da coluna

Construa colunas de aquecimento para esse projeto fazendo um furo de 2,5 cm no fundo de cada lata de alumínio limpa e vazia. Empilhe uma coluna de latas de forma que ela seja ligeiramente menor do que a altura das janelas que recebem luz solar de forma mais direta. Enrole fita adesiva ao redor de cada ligação para deixar a coluna estável e selada. Pinte as coluna com tinta lisa e preta de um lado (ou a coluna inteira para melhor apresentação).

Loading...

Posicionando a coluna

Use dois pedaços de isopor, blocos de madeira ou de papel cartão para a base de cada coluna proporcionando uma abertura para o ar frio entrar pelo orifício da parte inferior da coluna. Coloque-a ao lado de uma janela com exposição solar direta. Como o lado pintado de preto da coluna está exposto à luz solar, o ar do interior será aquecido pela energia absorvida pela coluna. O ar mais quente fluirá para fora pela abertura do topo (adicione uma aba de papelão para direcioná-lo ar para dentro do quarto), e o ar mais frio será empurrado para dentro da coluna através da abertura de ar inferior.

Colunas de aquecimento adicionais aumentam o efeito

Coloque colunas adicionais em cada lado da janela para aumentar o efeito de aquecimento. Ponha fita adesiva pelas costas das colunas para dar maior estabilidade.

Loading...
Loading ...
Loading ...