×
Loading ...

Faça você mesmo: vaso de plantas autossuficiente

Um vaso de plantas autossuficiente permite que você tenha um jardim dentro de casa sem precisar de uma estufa ou comprometer espaço. Esse tipo de cultivo, conhecido em inglês como "earth box", cria um ambiente virtualmente livre de estresse para as plantas e elimina quase completamente a necessidade de podar e regar para um vez por semana. Fazer o seu próprio vaso autossuficiente pode parecer desafiador, mas com um pouco de planejamento e as ferramentas apropriadas, esse projeto de jardinagem é rápido e fácil.

Instruções

Os vasos autossuficientes tornam o cultivo em ambientes fechados mais baratos e simples (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha um pote de plástico para guardar alimentos do tamanho desejado para seu jardim interno e retire a tampa. Faça furos dos lados e no fundo dele usando a faca ou estilete, até que ele esteja coberto com pequenos furos.

    Loading...
  2. Vire um contêiner de lixo, deixando o fundo para cima. Coloque o pote em cima dele e use o marcador para traçar o contorno do fundo do pote no fundo do contêiner. Corte seguindo as linhas do contorno usando a faca ou estilete. Depois faça furos uniformemente distribuídos na superfície do pedaço cortado.

  3. Deixe o outro contêiner de pé, com o fundo para baixo e retire a tampa. Coloque o contêiner com o corte no fundo dentro do que do que não foi cortado, de forma que o fundo cortado fique virado em sua direção.

  4. Enfie o pote no furo de maneira que a boca dele fique voltada em sua direção. Use a faca ou estilete para fazer um furo no contêiner a aproximadamente 3,5 cm acima do fundo do outro contêiner. Faça pressão o suficiente para perfurar os dois contêineres. Esse furo será a marcação do nível de água e indicará quando parar de colocar água.

  5. Encha o vaso com terra e, então, espalhe uma camada de fertilizante de cerca de 1,5 cm de grossura ao longo do meio do vaso autossuficiente, no sentido do comprimento.

  6. Posicione o cano contra uma das tampas dos contêineres, com a abertura do cano encostada na tampa. Marque o traçado do contorno do cano na tampa e corte com a faca ou estilete. Faça furos uniformemente distribuídos pela tampa, com base na quantidade e variedade de plantas que pretende plantar no vaso. Feche o vaso com a tampa e passe o cano pelo buraco deixando a ponta do cano sobre a superfície da terra.

  7. Plante o que desejar na terra, posicionando as plantas sob os buracos feitos na tampa. Coloque água pelo cano até que chegue no furo a 3,5 cm de altura do fundo do vaso. Quando sair água pelo furo, pare de colocar água.

Loading...

Dicas

  • Os vasos autossuficientes são bastante pesados. Peça ajuda de alguém para movê-los ou, melhor ainda, posicione-o em sua localização final antes de enchê-lo com terra.

Aviso

  • Sempre use luvas de segurança ao trabalhar com ferramentas para evitar ferimentos.

O que você precisa

  • Faca de ponta ou estilete
  • 1 pote de plástico para guardar alimentos (uma opção é a marca Rubbermaid)
  • 2 contêineres quadrados de 50 L para lixo (também disponível da marca Rubbermaid)
  • Terra
  • Fertilizante
  • Marcador
  • 60 cm de cano

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...