×
Loading ...

Como faço para parar a condensação de água nas aberturas do ar condicionado?

A condensação de água é causada por seu vazamento ou o acúmulo de umidade no sistema de ar condicionado. Um pouco de condensação é normal, mas evapora rapidamente, sem causar nenhum problema. Se a condensação permanecer, pode vazar pelas aberturas, manchar o telhado e o chão ou permitir que o mofo cresça nas aberturas e se espalhe por toda a casa. Você pode consertar a maioria dos vazamentos fazendo algumas melhorias em casa e repondo peças.

Se houver condensação nos dutos eles podem se tornar fonte de vazamentos (ventilation ducts image by Ragne Kabanova from Fotolia.com)

Problemas de drenagem

Um dos sistemas mais importantes em seu aparelho de ar condicionado é o evaporador. Ele utiliza uma bobina que resfria as pás do ventilador próximo do ponto de congelamento. O ar é passa sobre essas lâminas, transferindo o seu calor para o evaporador, e é soprado de volta para a casa, agora muito mais frio. Além do calor, ela também retira a umidade do ar, secando-a. O sistema de ar condicionado foi projetado para permitir que a umidade escorra das lâminas para um dreno que a leva para longe da casa.

Se o evaporador ou as lâminas pararem de funcionar, a umidade formará poças e vazamentos que poderão fluir pelas aberturas ou permanecerão condensadas ao redor da unidade. Para identificar o problema, examine as lâminas de evaporação para ter certeza de que estão limpas e livre de congelamentos. A sujeira pode acumular-se nelas, afetando sua eficiência, e a água talvez congele se ficar por muito tempo sobre elas, o que causará problemas quando derreter. Se as lâminas estiverem sujas, limpe-as com um pedaço de pano e água com sabão. Depois, examine as linhas de drenagem para ver se há algum entupimento. Eles fazem com que a água volte cause problemas. Desobstrua e limpe o dreno.

Loading...

Condensação na canalização

Se notar vazamentos no teto ou no porão, pode ser que a condensação esteja se formando diretamente na canalização. Isso acontece devido a diferença entre a temperatura exterior e a interior, sobretudo quando o ar interior está quente e atrai a umidade, enquanto o ar exterior está frio. Isso causa a condensação das linhas dentro das aberturas. Para impedir a formação de umidade, bloqueie todos os dutos de retorno que são usados exclusivamente para o condicionamento do ar, e não para o aquecimento (se também forem utilizados para o ar quente, deixe-os abertos). Certifique-se de inspecionar o resto da casa, incluindo o encanamento, para encontrar vazamentos que poderiam estar pingando na canalização.

Muitos vazamentos podem ser resolvidos ao substituir ou melhorar a canalização. Dutos antigos podem rachar, enferrujar ou furarem. Se eles estiverem cedendo (situação ideal para o acúmulo de água) ou tiver problemas estruturais substitua o segmento com novas aberturas. Também é possível vedar a canalização com revestimentos feitos especialmente para rachaduras em dutos, que você encontra em lojas de materiais de construção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...