×
Loading ...

Fatos sobre o acasalamento de girafas

Girafas são criaturas fascinantes, principalmente devido à sua alta estatura e coloração única. As girafas fêmeas vivem em rebanhos com seus filhotes, enquanto os machos são solitários. Eles vagam de rebanho para rebanho procurando por fêmeas férteis. Os rituais de acasalamento das girafas, mesmo que similar ao da maioria dos mamíferos, são muito interessantes e exclusivos da espécie.

As girafas machos procuram diariamente por fêmeas no cio prontas para acasalar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Encontrando um parceiro

As girafas acasalam continuamente com o máximo possível de parceiros, o que mantém a variedade de genes forte e garante a perpetuação da espécie. Como as girafas não acasalam durante toda a vida, os machos são livres para perambular procurando por parceiras jovens que possam dar origem a crias saudáveis. As girafas fêmeas tendem a se sentir atraídas por machos mais velhos e mais fortes, o que permite a sobrevivência do mais adaptado.

Loading...

Época de acasalamento

A temporada de acasalamento ocorre durante o ano todo para as girafas. As fêmeas entram no cio a cada duas semanas por cerca de 24 horas. Os machos procuram de fêmea em fêmea por uma que esteja fértil.

Teste do cio

Os machos procuram constantemente por uma fêmea fértil usando o reflexo flehmen. É comum observar machos cheirando a urina de fêmeas para descobrir se ela está no cio. As girafas macho possuem uma forma única de fazer com que a fêmea urine: eles cutucam as nádegas das fêmeas, induzindo a liberação de urina para experimentá-la e detectar os hormônios femininos.

Flerte

O flerte não dura muito entre as girafas, chegando a períodos de no máximo um dia. Na maioria dos casos, é o macho que começa a se exibir mas, às vezes, a girafa fêmea mostra interesse pelo macho forte e dominador, seguindo-o e cutucando-o. Quando o macho corteja a fêmea, ele a segue e dá dicas de que está interessado em acasalar. Ele pode cutucá-la ou enrolar seu pescoço ao redor do dela. Ele tenta copular com ela várias vezes antes de obter sucesso. A fêmea geralmente dá alguns passos para longe e se opõe aos avanços do macho antes de aceitar. Ela não está se "fazendo de difícil", mas espera que um macho mais forte e mais dominador apareça para acasalar com ela.

Coito

Uma vez que o macho esteja pronto para copular com a fêmea, o coito é concluído em cerca de 60 segundos. Depois disso, o macho deixa a fêmea. Se as condições estiverem corretas, ela fica grávida e dá à luz em aproximadamente 14 meses e meio.

Cuidados com os filhotes

As girafas macho não ficam por perto para ajudar a fêmea a criar o bebê. Isso funciona bem para a espécie, já que os filhotes de girafa precisam de muito pouco cuidado depois que nascem. Eles se levantam e andam quase que imediatamente após o nascimento e ficam próximos às fêmeas adultas do rebanho por segurança. Há comida o suficiente para fêmeas e machos, de forma que não há necessidade de o macho ser territorial.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...