×
Loading ...

Fatos sobre a maria-fedida

Marias-fedidas são insetos nativos do Brasil e possuem esse nome pelo odor desagradável que exalam quando se sentem em perigo. Elas são herbívoras e vêm destruindo plantações de soja desde 2000, por isso esse inseto fedido também recebeu o nome de percevejo-da-soja.

A maria-fedida vermelha tem forma arredondada, ao contrário da verde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Marias-fedidas de estimação

Marias-fedidas são ótimos insetos de estimação. Apesar de insetos selvagens sobreviverem apenas por 1 ano em cativeiro, ter um é uma excelente forma de aprender sobre o ambiente, estilo de vida e hábitos de caça do inseto em questão. Entretanto, é melhor estudar sobre o inseto antes de capturá-lo. A maria-fedida é um inseto herbívoro, e plantas frescas são seu melhor alimento. O inseto consome a água necessária absorvendo-a das plantas que come. A gaiola deve ser própria para insetos, como as de borboletas, que podem ser adquiridas em lojas de animais ou em programas educacionais on-line.

Loading...

O fedor do inseto

A maria-fedida conquistou esse nome por excretar um odor de seus poros localizados ao lado de seu corpo. O fedor é o seu mecanismo de defesa, usado para manter predadores fora de alcance. Quando uma maria-fedida é esmagada por um humano, as bolsas que armazenam o fluido são amassadas e o mesmo se espalha. Mesmo que a maria-fedida excrete seu fedor quando pássaros, insetos maiores ou aranhas atacam, o agressor, na maioria das vezes, não se intimida e realiza o ataque, devorando-a.

Pentatomídeos

Pertencente à familia dos Pentatomídeos, a maria-fedida possui um formato único com ombros largos e pontudos dando a aparência de possuir cinco lados. O tórax, o peito do inseto, é um retângulo abaixo dos ombros pontudos, que ressalta três dos cinco lados que o inseto possui. Os ombros se destacam para fora, logo acima do abdome. O abdome da maria-fedida é largo na região dos ombros, em uma área chamada de escutelo, e depois se estreita até a parte coberta pelas asas, criando os dois últimos lados da forma incomum de um Pentatomídeo.

Herbívoros

A maioria das espécies de marias-fedidas são herbívoras. Elas possuem uma boca longa que perfura a planta para sugar os sucos dela. Esses insetos comem, exclusivamente, plantas. Entretanto, algumas espécies utilizam essa boca perfurante para atacar outros insetos, por isso são usados para combater outras pragas, afim de proteger as plantações dos agricultores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...