×
Loading ...

Como fazer pó de ferrugem

A ferrugem, ou óxido de ferro, é formada quando o ferro reage com a água e o oxigênio, mudando o metal para a ferrugem que escama em um pó. Embora a maioria das pessoas tente manter seus objetos de ferro e aço protegidos contra essa oxidação, a ferrugem em pó pode ser um material útil para alguns projetos. É possível visitar um ferro-velho para esfregar a ferrugem dos carros antigos com lã de aço, mas você pode realmente fazer isso em casa através do processo de eletrólise.

Instruções

Faça o seu próprio pó de ferrugem, assim você não tem que escavar através de uma pilha de silenciadores enferrujados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o balde e o carregador de bateria em uma área bem ventilada. Bons locais incluem ar livre, sob um toldo, ou em uma loja com uma porta aberta e ventiladores.

    Loading...
  2. Prenda as duas peças de aço aos clipes positivos e negativos do carregador de bateria. Coloque-as no balde de plástico. Deve haver espaço suficiente no balde para que as peças de aço não se toquem.

  3. Encha o balde com água e em seguida, conecte e ligue o carregador de bateria.

  4. Adicione o sal à água. Misture o sal com uma vara de madeira ou colher. À medida que você adiciona o sal, assista ao nível de ampères exibido na tela do carregador de bateria. Quando a tela mostrar dois ampères, pare de adicionar sal.

  5. Ligue o ventilador e abra uma porta se você estiver em uma loja. Enquanto a eletrólise ocorre, vapores serão exalados do balde. Não permita chamas na área.

  6. Deixe os metais oxidarem por até 12 horas, ou até que as barras de aço estejam completamente corroídas. É possível verificar as barras ao longo do tempo para julgar o quanto de metal está sendo corroído. Você pode parar o processo a qualquer momento, desligando o carregador da bateria e removendo os clipes do balde.

  7. Coloque o tecido sobre a malha de arame, com o fio colocado no topo de um outro recipiente de plástico. Mexa até que a ferrugem solte no balde de eletrólise e lentamente despeje o conteúdo sobre o pano.

  8. Deixe o pano no sol para secar naturalmente. Se a ferrugem ainda estiver enlameada, é recomendável colocá-la em um prato ou bandeja e colocar a bandeja em um forno quente por alguns minutos para secar. Raspe a ferrugem da bandeja após o cozimento e guarde em um recipiente coberto.

  9. Coloque bolas de aço ou mármores no recipiente e feche a tampa. Agite o recipiente vigorosamente durante vários minutos. Verifique periodicamente para ver se a ferrugem se transformou em um pó. Quando estiver pronto, despeje o conteúdo em uma folha de papel, retire as bolas de aço e recolha o pó de ferrugem.

Loading...

Aviso

  • Fique longe dos vapores durante a eletrólise, estes contêm gases hidrogênio e cloro. Mantenha todas as chamas longe do balde de eletrólise.

O que você precisa

  • 2 baldes de plástico
  • Carregador de bateria
  • 2 pedaços de sucata de aço
  • Fio de malha
  • Pano
  • Forno
  • Rolamentos de esferas de aço
  • Recipiente plástico com tampa

Referências

Loading ...
Loading ...