×
Loading ...

Finalidade dos grupos sociais

Ninguém vive isolado, e você não é uma exceção. Portanto, é necessário a interação com os outros em uma comunidade, mesmo que seja uma comunidade de apenas duas pessoas. Comunidades pequenas, como a que vivenciou em sua casa enquanto crescia (conhecida como grupo primário), fornecem as interações básicas face a face que as pessoas precisam. Mas outros grupos sociais também são importantes para o crescimento e desenvolvimento.

A família é um grupo social primário (family image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Definido

Tão poucos como você e uma outra pessoa podem fazer um grupo social. No entanto, os grupos sociais são geralmente muito maiores. Basicamente, quando duas ou mais pessoas interagem uma com a outra -- e se vêem como uma unidade distinta socialmente -- elas são consideradas um grupo social, de acordo com o site Sociology Guide.

Loading...

Tipos e tamanhos

O grupo social é composto de três tipos básicos: primário, secundário e referência. O grupo primário pode ser composto apenas de duas pessoas (você e seu cônjuge/filho), ou pode ser muito maior. O tipo secundário consistirá de burocracias, como universidades e sindicatos, e é muito maior em tamanho. Mas o tipo de grupo social final (conhecido como grupos de referência) na verdade pode ser qualquer tamanho, pois ele é definido como qualquer entidade na qual "duas ou mais pessoas têm uma influência na sua opinião, tendências ou comportamento," de acordo com o site SociologyGuide.com.

Características

O grupo social primário irá incluir a família, um grupo de crianças que se reúnem para brincar e o bairro ou comunidade. O grupo secundário será composto de burocracias. Portanto, as características que definem esse grupo são: o estado de origem, cidade ou as principais empresas do estado, fábricas e sindicatos, bem como as universidades da região e partidos políticos nacionais. O tipo de grupo social final, o grupo social de referência, é qualquer entidade (incluindo os grupos primários ou secundários) que influenciam a sua opinião, tendências ou comportamento na vida.

Finalidade

Os grupos sociais podem variar em tamanho e tipo, mas todos têm uma coisa em comum: a finalidade é para lhe ajudar no crescimento como pessoa. O propósito do grupo social primário é principalmente fornecer uma rede de apoia social, enquanto fisicamente e mentalmente cresce ou enfrenta dificuldades na vida. O grupo secundário irá fornecer-lhe os meios de crescer profissionalmente ou academicamente e desenvolver-se mais como um cidadão de sua cidade e estado. Mas é o grupo de referência que, sem dúvida, ajudará a influenciá-lo e ajudá-lo a ajustar mais na vida, pois os membros que pertencem a esse grupo têm mais influência sobre você.

Alerta

Alguns grupos sociais podem ser prejudiciais para você e outros ao seu redor. Esses podem incluir grupos de criminosos como as gangues, quadrilhas e organizações de crime organizado. Tais grupos sociais podem variar em tamanho e influência e inicialmente podem parecer familiares e de apoio, mas o seu impacto é o mesmo: destrutivo para você como um indivíduo e um cidadão e potencialmente destrutivo para sua família ou outros membros do grupo primário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...