×
Loading ...

Quando usar um floculador em uma piscina

Os proprietários de piscinas compartilham um grande objetivo: conseguir uma água limpa, cristalina e brilhante. O saneamento da água da piscina é conduzido através da desinfecção, podendo ser feito através de cloração ou por outros métodos. Uma água cristalina e brilhante, em partes, pode ser alcançada através de uma boa desinfecção, mas também pode ser melhorada por clarificação. Por exemplo, há vezes em que a água de uma piscina fica turva. É nesses casos que um clarificante, como um floculador, pode ajudar.

Um floculador de piscinas é usado ocasionalmente para tratar a turbidez (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Floculação da água

A floculação é usada na purificação da água para remover partículas finas que ficam suspensas. Em piscinas, um floculante é uma substância que faz as partículas finas na água se agregarem. Essas partículas que se reúnem formam flocos. Muitos clarificantes usam a floculação para minimizar a turbidez. Esse método é útil principalmente quando as partículas finas são pequenas demais para ser filtradas.

Loading...

Circunstâncias da floculação

Normalmente, os clarificantes de água de piscinas, como os floculadores, são necessários quando a água está turva mas os níveis químicos estão corretos e as unidades de filtração estão funcionando bem. Frequentemente, partículas finas que levam à turbidez caem na piscina após ventos fortes e chuvas. Além disso, essas partículas podem ser deixadas na água após um choque químico. Causar um choque químico em uma piscina para matar algas ou outras matérias orgânicas deixará para trás algas mortas e outras partículas de matéria orgânica que escapam da filtração.

Após a floculação

Após os floculadores de piscina serem aplicados na água, as partículas finas se agrupam formando flocos, que decantam. Assim, é possível aspirá-los. Porém, alguns flocos não serão grandes o suficiente para afundar e acabarão na unidade de filtração da piscina. Isso pode causar entupimento, mas fazer uma retrolavagem ou reverter o filtro conforme necessário deve resolver o problema.

Usando o floculador

Há floculadores naturais e sintéticos no mercado. Para facilitar o uso, selecione um floculador que não afete o equilíbrio do pH da piscina. A dose típica de floculador necessária para lidar com a turbidez é de aproximadamente 250 gramas em uma piscina de 40 mil litros. Após adicionar o floculador, deixe o filtro da piscina ligado por cerca de duas horas e desligue-o por 12 a 24 horas. Aspire qualquer matéria floculada que tenha se estabelecido no fundo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...