×
Loading ...

Como fazer um fole sanfonado de câmeras antigas

Fazer seu próprio fole, tanto para repor um antigo em uma câmera já existente ou se você está construindo uma câmera retrô nova, é uma opção que pode economizar dinheiro, pois foles de câmeras costumam ser caros. Uma coisa é indispensável ao realizar esse projeto: todos os potências vazamentos de luz devem ser completamente selados. Câmeras de médio formato com visor direto possibilitam a você eliminar o efeito trapézio (que ocorre em alguns modelos de câmera distorcendo a imagem projetada no visor direto) ao fotografar e dá a possibilidade de usar formatos de filmes com tamanhos maiores que dão mais detalhes às imagens em comparação a câmeras de 35 mm.

Instruções

O fole é a parte preta ao meio da câmera de médio formato (old wooden camera image by GeoM from Fotolia.com)
  1. Vá até uma loja de metais para cortar os dois quadros de alumínio com 2 cm de largura, 35 cm² de área exterior e 27 cm² de área interior. O resultado se parecerá com dois quadros de alumínio.

    Loading...
    O quadro cortado se parecerá com o do cima, com menos espaço ao centro (Box Frame Grunge Antique image by Dan Collier from Fotolia.com)
  2. Pinte o interior dos quadro de alumínio de preto fosco.

  3. Corte dois pedaços de couro artificial preto com 76 cm² de área e 27 cm² de área interior. O resultado se parecerá com os dois quadros de alumínio em que você tem dois quadrados com quadrados interiores cortados ao centro.

  4. Corte um pedaço de feltro preto, 76 cm² de área e 25 cm² de área interior cortada no centro.

  5. Corte um pedaço de feltro preto de 76 cm por 33 cm, com 25 cm² de área interior cortada no centro.

  6. Ponha as duas peças de couro artificial uma sobre a outra, com o lado do couro de encontro, caso ela tenha couro em somente um lado. Sobre o couro, ponha o menor dos dois pedaços de feltro. Ponha o maior pedaço de feltro embaixo dos outros três pedaços para que as bordas apareçam para fora nos dois lados. Se o feltro tiver um lado menos brilhante, este deverá estar virado para fora. Dobre as bordas do pedaço de feltro maior sobre os outros pedaços e costure-os com a linha de poliéster resistente. Costure todos os quatro lados. Para uma aparência melhor, costure os cantos com bordas arredondadas.

  7. Vire a costura do avesso, empurrando pelas áreas vazias no centro, para que o feltro fique do lado de dentro e o couro para fora. O couro e o feltro foram puxados ao contrário através do quadrados centrais e agora parecem com um saco em formato quadrado, com aberturas no meio dos dois lados. Tenha certeza que as bordas costuradas não estejam apertadas demais.

  8. Encaixe o fole aos quadros de alumínio usando a cola epóxi, grudando cada lado aberto do fole em um quadro de alumínio

  9. Pinte a cola de preto fosco.

  10. Encaixe o saco sanfonado na abertura da lente de sua câmera e sobre o suporte traseiro da lente.

Loading...

Dicas

  • Você pode fazer os pedaços de couro e feltro maiores se você quiser aumentar a extensão do seu fole.

O que você precisa

  • 2 quadros de alumínio com 2 cm de largura, 35 cm² de área exterior e 27 cm² de área interior
  • Tinta preta em spray para metal
  • 2 pedaços de couro artificial, 76 cm² com 27 cm² de interior
  • 1 pedaço de feltro preto, 76 cm² com 25 cm² de interior
  • 1 pedaço de feltro preto, 76 cm por 33 cm, com 25 cm² de interior
  • Fio preto de poliéster
  • Agulha ou máquina de costura
  • Cola epóxi com dois componentes
  • Tesoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...