×
Loading ...

Fontes convencionais e não convencionais de energia

As fontes de energia convencionais geralmente já estão plenamente desenvolvidas e vêm de recursos não renováveis, enquanto as não convencionais podem ser funcionais, mas ainda estão se desenvolvendo e usam recursos renováveis.

Energia eólica (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Tipos

As fontes de energia convencionais geralmente incluem combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e óleo, bem como energia nuclear. As fontes não convencionais incluem energia solar, hidrelétrica e eólica, ou dos ventos.

Loading...

Benefícios

Os combustíveis fósseis são baratos e precisam de tecnologias estabelecidas para produzir energia indefinidamente. As fontes de energia não convencionais criam uma pegada ambiental muito menor e são renováveis.

Desvantagens

As fontes de energia convencionais têm um abastecimento limitado, porque, eventualmente, os elementos nucleares e os combustíveis fósseis se esgotarão. Além disso, queimar combustíveis fósseis libera significantes volumes de gases do efeito estufa e contribui para a chuva ácida. As fontes de energia não convencionais ainda são caras e muitas vezes ficam limitadas a certas circunstâncias, como dias ensolarados para os painéis solares e dias com vento para energia eólica.

Importância

De acordo com o site "Energias Renováveis", o Brasil tem um dos maiores e mais importantes programas desse tipo no mundo, envolvendo a produção de etanol da cana de açúcar, que gera combustível para abastecer 18% dos veículos do país.

Potencial

Apesar de haver muitos custos ambientais associados com os combustíveis fósseis, o Departamento de Energia dos EUA espera que seu uso aumente nos próximos 20 anos, pois as fontes não convencionais não terão se desenvolvido rápido o suficiente para conseguir atender a demanda crescente por energia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...