Forma criativa de ensinar os tipos de frases aos alunos do quarto ano

Os alunos do quarto ano podem participar de atividades que os ensinem sobre diferentes tipos de frases

Comstock Images/Comstock/Getty Images

No quarto ano, as crianças começam a utilizar as habilidades de escrita para diferentes atividades acadêmicas. Portanto, é importante que elas aprendam sobre frases interrogativas, imperativas, declarativas e exclamativas. Explique os diferentes tipos de frases para eles com exemplos para cada explicação e ensine-os com jogos e atividades interessantes e criativas.

Jogue "Roda da Fortuna"

Divida a turma em duas equipes: A e B. Prepare algumas frases para cada um dos quatro tipos de frases. Faça linhas que representem todas as letras de cada palavra da frase, incluindo uma linha para a pontuação final. Se a primeira equipe que escolher uma carta acertar, ela continua escolhendo cartas, se revezando. Se errar, a outra equipe começa as tentativas. Quem adivinhar a frase corretamente e identificar qual é o tipo de frase, ganha. Se alguém der um palpite errado, a outra equipe recebe a chance de adivinhar as respostas.

Atividade com frases em cartões

Você precisará de quatro cartões grandes para escrever a palavra "declarativa" no primeiro, "interrogativa" no segundo, "exclamativa" no terceiro e "imperativa" no quarto. Ande entre as fileiras da sala e peça para cada aluno escolher um cartão, sem mostrá-los para eles. Cada criança tem que criar uma frase com um dos quatro tipos, de acordo com o cartão que ela pegar, e dizer a frase em voz alta para a turma ouvir.

Atividade de identificação e pontuação

Escreva diferentes tipos de frases em papel gráfico, com frases suficientes para que cada criança tenha a oportunidade de participar da atividade, se for possível. Não coloque o sinal de pontuação no final de cada frase. Peça para um aluno identificar que tipo de frase é a primeira escrevendo "D" para declarativa, "IN" para interrogativa, "IM" para imperativa e "E" para exclamativa. Os alunos também devem pontuar a frase corretamente. No final da atividade, peça para a turma ler todas as frases em voz alta, uma de cada vez.

Jogo de agrupamento

Escreva ou digite diferentes tipos de frases em tiras de papel. Certifique-se de que você tenha frases suficientes para que cada aluno recebe uma. Peça para todas as crianças se levantarem e verem qual frase elas têm. O objetivo dessa atividade é juntar os alunos com os mesmos tipos de frases. Eles devem fazer isso conversando com os outros e comparando o tipo de frases que eles têm. Quando todo mundo achar os outros colegas com as mesmas frases, o grupo deve ler cada uma das frases em voz alta, para assegurarem que estão no grupo correto.

×