×
Loading ...

Como são formadas as pedras preciosas

As pedras preciosas são minerais formados a partir de padrões de repetição de elementos individuais ou moléculas simples. Elas são formadas naturalmente no interior da Terra por várias maneiras e, mais tarde, chegam à superfície através da mineração ou do movimento natural do solo.

As pedras preciosas são muito procuradas pela sua beleza e valor (greenbeads image by TekinT from Fotolia.com)

Pressão

Algumas pedras preciosas, como os diamantes, formam-se no manto da Terra. Lá, a pressão e o calor intensos provocam a compactação dos átomos de carbono em um padrão que dá a eles uma aparência característica e os tornam o mineral mais resistente do mundo.

Loading...

Hidrotermal

Outras pedras preciosas formam-se a partir do resfriamento rápido do magma. Quando este é exposto à água através das rachaduras na Terra, ela cristaliza em minerais sólidos, incluindo pedras preciosas como esmeraldas e turmalinas.

Evaporação

As pedras preciosas também podem ser formadas quando os depósitos minerais subaquáticos dissolvem e evaporam. Assim como o sal se forma quando a água do mar evapora, outras combinações de elementos dissolvidos podem formar pedras preciosas. Sílica dissolvida pode formar ametista, enquanto o cobre ajuda a produzir a turquesa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...