×
Loading ...

Formas de manter a temperatura adequada em um aquário de peixe beta

O peixe beta, também chamado de "peixe lutador siamês" é um dos peixes mais fáceis de cuidar. Quando não estão em cativeiro, esses peixes podem viver em poças de água suja, assim são extremamente resistentes e podem sobreviver em condições pouco ideais. Porém, como animais de estimação, um ambiente adequado pode ajudar a assegurar a longa e saudável vida desses peixes. Manter o controle das variáveis, tais como a temperatura da água, pode melhorar a longevidade do seu animal de estimação.

O peixe beta é geralmente mantido em um pequeno aquário (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Tipos e tamanhos de aquário

Há muitas opções para aquários onde o peixe beta pode viver, que vão desde simples taças rasas de vidro rasos até aquários sintéticos complexos com exóticos sistemas de filtragem. O primeiro passo para assegurar que a água seja mantida a uma temperatura adequada é compreender a capacidade e limitações do aquário e quais as ferramentas que podem ser utilizadas para a regulagem da temperatura. Em um aquário que utiliza sistema de filtragem pode-se utilizar aquecedores ou refrigeradores. Já para o aquário simples será necessário concentrar-se mais em localização e os fatores externos. Tenha em mente que o tamanho do aquário também fará diferença em quão rápido ou lentamente as variações de temperatura ocorrem na água - aquários pequenos aquecerão mais rapidamente que os maiores.

Loading...

Fontes de calor

A temperatura da água de um aquário pode ser influenciada por inúmeros fatores internos e externos. Uma bomba ligada ao aquário para a filtragem pode gerar calor, assim como um aquário que esteja sob luz solar direta ou perto de algum aparelho que gere calor. Existem também os aquecedores feitos especificamente para aquários, mas tendem a gerar calor excessivo se instalados incorretamente ou se recebem calor de alguma fonte externa, tal como a luz solar prolongada.

Os aquários podem ser encontrados em variados formatos e tamanhos (Jochen Sands/Digital Vision/Getty Images)

Temperatura da água

A temperatura ideal da água para um peixe tropical como o beta é entre 24º C e 28º C. Um aquecedor de água é o melhor dispositivo para garantir a manutenção da temperatura entre essas variações, contudo, ele não deve ser utilizado se o aquário tiver volume inferior a 19 L. Manter um aquecedor e um termômetro no aquário permitirá pequenos ajustes para a liberação de calor do dispositivo. A temperatura da água deve ser mantida o mais estável possível, já que variações bruscas de temperatura podem ser letais para os peixes.

Ambiente

É importante manter o ambiente em que o peixe vive estável e consistente. As alterações de temperatura e produtos químicos utilizados na água podem ter consequências letais. Observe onde o aquário está e verifique fatores como a exposição ao sol através das janelas, aquecedores ou ventiladores ligados a termostato ou aparelhos de ar condicionado, torradeiras e computadores, que pode irradiar calor suficiente para alterar a temperatura da água. Para aquários menores que 19 L, a água mantida à temperatura ambiente é segura para os peixes, desde que seja mantida constantemente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...