×
Loading ...

Como fortalecer uma estrutura contra a força do vento

O dano mais comum sofrido pelas casas é proveniente do vento, porque ele pressiona as paredes, telhados e fundações. Em áreas com ventos fortes, tornados e furacões, é importante construir ou reforçar as casas contra sua força. Embora o processo seja mais fácil de se realizar quando da construção da casa, pode-se equipá-la com medidas de proteção. O objetivo é identificar quaisquer pontos fracos na estrutura e reforçá-los para prevenir danos. Janelas, garagens, telhados e portas são pontos de falha comuns em uma casa.

Instruções

Reforce sua casa contra a força do vento quando possível (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Construa a fundação com paredes de concreto armado e metal de reforço, ao invés de blocos de construção, para aumentar a resistência à força do vento, se sua casa ainda não estiver construída. A fundação deve ser de blocos de concreto armado em pelo menos uma viga contínua.

    Loading...
  2. Ancore as paredes na fundação usando tiras ou cintas metálicas resistentes à corrosão. Coloque-as a não mais que 1,80 m de distância uma da outra. Fure o concreto da fundação da casa e prenda as tiras usando grampos ou parafusos de ancoragem de 15 mm, com pelo menos 38 cm de comprimento. Ajuste a tira ao longo da parte inferior da estrutura de madeiramento da casa e fixe com parafusos e pregos. Prenda a placa inferior, a da estrutura e as vigas e colunas da fundação. Isso protege a casa de ser arrancada do chão ou deslocada durante os ventos fortes.

  3. Acrescente tiras do topo das paredes até o telhado. Prenda-as nas vigas do telhado e no peitoril externo, no topo da estrutura do madeiramento e nas vigas e colunas, posicionando-as a uma distância de não mais que 1,80 m uma da outra.

  4. Escore o telhado usando madeira de 5 cm x 10 cm e de 5 cm x 20 cm. Use palanques para amarrar várias delas, de encontro às vigas e colunas. Comece no ático, no último caibro e parafuse as madeiras nas vigas. Continue a colocar suportes de palanques ao longo das vigas do telhado para prender todas juntas. Dê suporte a ambas as vigas do ático e do forro através de todo o ático. Você verá placas paralelas no teto e no piso por todo o ático, se isso for feito corretamente. Veja a foto no Recurso 1 para visualizar como deve ficar o seu sótão.

  5. Fixe a parte inferior da parede ou a ponta das duas águas à viga do teto. Essa viga deve estar presa na estrutura de madeiramento do telhado. Acrescente suporte adicional a ela, reforçando com colunas e vigas. Instale algumas adicionais na extremidade da parede próximo das colunas originais e amarre-as no topo com as vigas de reforço dentro do ático.

  6. Instale venezianas reforçadas em todas as portas e janelas externas de correr ou substitua todos os vidros das janelas por vidro resistente a impactos. As venezianas podem ser feitas de madeira compensada ou compradas prontas. O vidro resistente a impactos não precisa de veneziana de proteção, mas são mais caros. Prenda as venezianas à casa e não à moldura da janela.

  7. Passe massa de calafetar em todas as emendas ou conexões no lado de fora da casa. Ao redor das janelas e portas, onde as paredes se encontram, sob o tapume e na linha do telhado. Calafete onde quer que haja uma emenda de qualquer tipo.

  8. Proteja a sua garagem. Compre um kit de reforço de porta de garagem ou faça um você mesmo. Instale madeira de 5 cm x 10 cm ou de 5 cm x 20 cm, transversalmente, na porta da garagem. Coloque pelo menos uma tábua em cada painel horizontal da porta. Assegure-se de que as tábuas cheguem de um lado ao outro da porta. Monte-as no interior da porta, de modo que isso não impeça suas funções normais.

  9. Apare árvores e remova todos os objetos soltos de seu quintal. Objetos voadores causam muitos danos à casas durantes os ventos fortes, e fazer essas coisas reduz a quantidade de detritos que podem voar e bater na sua casa.

Loading...

Dicas

  • Verifique com o setor responsável ou no código de construção municipal se há alguma regulamentação que deva ser seguida, antes de fazer o reforço de uma construção já existente.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Madeira de 5 cm x 10 cm e 5 cm x 20 cm
  • Tiras de metal resistente à corrosão
  • Parafusos de ancoragem de 15 mm com 38 cm de comprimento
  • Massa de calafetagem
  • Parafusos ou pregos de 7,6 cm
  • Venezianas
  • Kit de reforço de portas de garagem, opcional
  • Compensado ou venezianas comerciais ou vidro resistente a impacto

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...