×
Loading ...

Qual a frequência dos pagamentos dos dividendos de ações?

Muitas empresas distribuem uma porção dos lucros corporativos para acionistas sob a forma de dividendos. Historicamente, entre 2% e 4% do retorno total das ações vêm do pagamento dos dividendos. Investidores que compram ações pelo rendimento e crescimento dos dividendos devem entender quando ocorrerão os pagamentos.

Como os dividendos são pagos

O conselho de administração de uma empresa declara cada dividendo feito. Não há dividendos garantidos até que seja declarado o pagamento dos próximos. Uma declaração de dividendos inclui a data do registro, a data do pagamento e a quantia por quota deste. Os acionistas precisam possuir ações na data de registro para terem direito a receber o pagamento do dividendo no dia do pagamento.

Loading...

Pagamentos trimestrais

A frequência mais comum para o pagamento de dividendos em empresas americanas é trimestral: os dividendos são declarados e pagos quatro vezes ao ano. Muitas empresas fazem os anúncios dos dividendos junto com o relatório de lucros trimestrais e o dividendo é pago algumas semanas depois. Os investidores podem observar os comunicados à imprensa do ano passado no site da empresa para descobrir quando as declarações e pagamentos dos dividendos geralmente são feitos. A maioria dos sites permite que os investidores se cadastrem para receber notificações por e-mail dos comunicados à imprensa — inclusive declarações de dividendos.

Dividendos anuais

Outra opção de distribuição de dividendos é o pagamento anual. As empresas que não possuem uma política de pagamento regular de dividendos podem optar por esse modelo, a fim de pagar uma porcentagem dos lucros do ano anterior que o conselho de administração acredita ser prudente para a situação financeira da empresa. O pagamento anual de dividendos faz sentido para empresas que possuam flutuações de lucro anuais significativas. Investidores que tenham ações com política anual de dividendos verão a quantia paga variar de ano para ano.

Outras formas de distribuição

Vários títulos listados na bolsa de valores pagam dividendos mensais. Muitos desses são fundos fechados ou ETFs (fundos de índices), mas algumas empresas adotam a distribuição mensal. Elas geralmente são formadas sob uma seção do código tributário que requer que a maioria do fluxo de caixa seja pago para acionistas. Essas empresas incluem MLPs e fundos de investimento imobiliários. Outra opção de pagamento é a semi-anual.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...