×
Loading ...

Como fazer gabaritos de madeira para corte em serra de fita

Muitos projetos de madeira precisam ter cantos cortados de forma tradicional ou em ângulos de 90 graus. As serras de mesa normalmente não vêm com dispositivos que permitam ao operador cortar ângulos, mas você pode fazer gabaritos simples de madeira e personalizá-los a seu gosto. Com alguns pedaços de madeira compensada, você pode fazer um gabarito descartável, ou até mesmo um gabarito para corte de ângulo comum e pendurá-lo na parede para uso futuro. Construa um gabarito de 2,5 cm, com uma peça de madeira de 10 cm, que você pode usar em mesa de pernas curtas.

Instruções

Corte ângulos com uma serra de mesa e um gabarito caseiro (scie circulaire image by photlook from Fotolia.com)
  1. Coloque o compensado em uma superfície plana. Meça 70 cm a partir do topo e faça uma marca. Use um esquadro de carpinteiro para desenhar uma linha em toda a madeira compensada na marca feita.

    Loading...
  2. Meça 8 cm perpendicularmente à linha para a esquerda e faça uma marca.

  3. Coloque a perna de madeira sobre a madeira compensada. Nivele o canto superior direito da perna ao canto superior direito da madeira compensada. Deslize a parte inferior da perna para a esquerda, alinhando o canto inferior esquerdo da perna à marca na linha. A parte superior da perna deve tocar a barreira e a parte inferior deve ficar a 2,5 cm à esquerda da barreira.

  4. Esboce em torno do lado externo da perna com o lápis. Pegue a perna. Você deve ter um "L" virado para a esquerda desenhado na madeira compensada.

  5. Recorte o desenho de "L" virado para a esquerda com a serra de fita.

  6. Levante a lâmina na serra a cerca de 8 cm. Posicione a cerca da serra a 5 cm da lâmina. Deite o gabarito na mesa, com o "L" virado para a esquerda. A perna fica dentro do ângulo do "L".

  7. Ligue a serra. Segure a madeira e o gabarito para baixo e contra a cerca com a mão esquerda, enquanto você empurra o gabarito e a perna contra a lâmina, com a mão direita. Quando a frente da perna passar pela lâmina, segure a ponta da perna do outro lado com a mão direita, até o gabarito e a perna passarem completamente, cortando uma ponta de 2,5 cm na perna.

Loading...

Dicas

  • Note que o corte inicial também cortará a extremidade do gabarito.
  • O ângulo pode ser alterado para qualquer grau. Corte vários gabaritos, com ângulos diferentes, faça um furo no final dos gabaritos e pendure-os na parede. Para cortar ângulos em peças grandes de madeira compensada, use gabaritos mais largos e mais compridos.

Aviso

  • Não deixe o gabarito encostar na lâmina da serra. Mantenha as mãos pressionando as peças para fora da lâmina.

O que você precisa

  • Madeira compensada de 25 x 65 x 2 cm
  • Esquadro de carpinteiro
  • Perna de madeira, 5 x 5 x 70 cm
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Serra de fita

Referências

Loading ...
Loading ...