Como fazer uma galvanização de zinco com produtos químicos

••• zinced screws on white image by amlet from Fotolia.com

O processo de galvanização -- o ato de usar uma corrente elétrica para revestir um metal com outro -- data do início de 1800. Alguns metais como o zinco proporcionam resistência à corrosão quando banhados por um metal básico. O processo de revestimento geralmente envolve a imersão do metal a ser revestido em uma solução do metal revestidor dissolvido. Dois eletrodos metálicos serão ligados a uma fonte de alimentação CC. Existem conjuntos disponíveis contendo todas as peças necessárias e ingredientes para se fazer uma galvanização de zinco em casa. Eventualmente, no entanto, a solução eletrolítica precisará ser substituída.

Passo 1

Corte três pedaços de papel manteiga com cerca de 3x3 cm² cada e dobre-os ao meio. Estas peças servirão como "papel de pesagem", nos quais os produtos químicos serão medidos e transferidos para um recipiente.

Passo 2

Desdobre um pedaço de papel manteiga e coloque-o no prato de pesagem da balança. Em seguida, zere-a.

Passo 3

Pese 12 g de citrato de amônia no papel manteiga e, em seguida, transfira cuidadosamente o pó para uma garrafa de plástico de 500 ml. Repita este processo para pesar e adicionar 7,5 g de cloreto de amônia e 30 g de sulfato de zinco heptaidratado para a garrafa.

Passo 4

Meça 100 ml de água destilada em uma proveta graduada de 100 ml e vire-a no frasco de plástico contendo os produtos químicos medidos. Repita este processo mais duas vezes para um total de 300 ml.

Passo 5

Tampe o frasco firmemente e agite até o pó se dissolver totalmente. A solução eletrolítica estará pronta para ser utilizada na galvanização de zinco.

Mais recentes

×