×
Loading ...

Como fazer uma girafa de papel

No dia 18 de janeiro de 2009, Himanshu Agrawal e nove alunos do Indian Institute of Technology Bombay estabeleceram o recorde mundial de maior girafa de origami. Sua girafa, feita de um pedaço de papel de 3,25 m², levou 12 horas para ser dobrada e possui uma altura de 6 m. Mesmo que você não consiga bater esse recorde, ainda pode se divertir dobrando girafas de papel utilizando este padrão criado por Joost Langveld.

Instruções

Aprenda a fazer uma girafa de origami (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Coloque o seu papel sobre uma superfície com o lado estampado ou colorido para cima. Dobre-o ao meio na diagonal e desdobre. Dobre-o ao meio na diagonal na outra direção e desdobre novamente. Os vincos devem marcar um X no seu papel.

    Loading...
  2. Vire o papel para que o lado branco fique para cima. Dobre-o ao meio verticalmente, depois desdobre. Repita na outra direção e desdobre. Os vincos agora devem marcar um X e um sinal de mais.

  3. Dobre o papel ao longo dos vincos para criar uma base quadrada.

  4. Segure o quadrado, com o lado aberto em sua direção. Dobre os cantos inferiores do quadrado em direção ao meio, nos dois lados do papel. Isso deve produzir um formato de pipa.

  5. Dobre o triângulo superior da pipa para baixo de um lado do quadrado para marcar a linha onde encontra as abas dobradas para cima. Desdobre e, em seguida, dobre o outro lado para baixo e desdobre novamente.

  6. Desdobre as dobras que você fez no Passo 4. Faça uma dobra de pétala: levante o canto inferior da camada superior da base quadrada e dobre-o de volta para baixo ao longo dos vincos feitos nos Passos 4 e 5. Repita esse processo no outro lado da base. Você deve ter agora um formato de losango ,conhecido como uma base de pássaro.

  7. Vire a base de pássaro de cabeça para baixo, para que o lado do losango com duas pontas esteja no topo. Dobre a aba direita para baixo e para a esquerda, de forma que o que era o lado interno da aba agora esteja alinhado à dobra horizontal no centro da base. Dobre-a novamente, para baixo e para a direita, para que o que era o lado interno agora esteja alinhado à dobra vertical no centro da base.

  8. Desdobre as dobras que você fez no Passo 7. Dobre a aba para baixo e para a direita, invertendo os vincos ao longo das marcas que você fez. Agora você deve ter algo com um formato vago de girafa: uma pata atrás, um losango como cabeça, duas patas na frente e um pescoço comprido.

  9. Dobre as duas abas, formando cada perna em direção ao centro para criar pernas mais finas.

  10. Inverta a dobra central do pescoço e pressione para baixo, para que aponte para cima e para fora. Dobre os dois lados do pescoço em direção ao centro, como fez com as patas.

  11. Dobre a ponta do pescoço para baixo para criar uma cabeça. Dobre a pontinha para trás em direção ao vinco do meio da cabeça, para que a cabeça se pareça menos com um bico.

Loading...

O que você precisa

  • Papel quadrado (consulte a seção de Recursos para encontrar papel com estampa de girafa)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...