×
Loading ...

Um guia para fazer pedras falsas

Se você está criando um diorama ou um expositor para um projeto de escola, pode fazer com que eles pareçam mais realistas adicionando réplicas de certos objetos, como pedras. É possível fazer pedras falsas usando materiais que podem ser encontrados em lojas de artesanato, como gesso de Paris e gaze de gesso. Assim que estiverem prontas, você pode colocar as pedras falsas em seu expositor ou diorama para que o cenário pareça real.

Instruções

Você pode colocar pedras falsas em um diorama ou um expositor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Mergulhe um pedaço de gaze de gesso em água morna e enrole para formar uma bola. Corte um pedaço pequeno se quiser uma pedra menor, ou um grande se quiser uma maior. A gaze de gesso vai endurecer assim que secar completamente, o que leva de 20 a 40 minutos.

    Loading...
  2. Misture farinha, sal e água em uma tigela, nas proporções de duas partes de farinha, uma de sal e uma de água. Mexa bem até formar uma pasta grossa.

  3. Cubra a gaze seca com a pasta, fazendo a forma da pedra como desejar. Por exemplo, ela pode ser lisa e oblonga, como a de um rio, ou um trapézio com bordas afiadas, como arenito. Deixe que seque por uma hora, ela vai ficar rachada e áspera.

  4. Passe uma camada fina de tinta cinza-escura na pedra toda. Deixe secar por 30 minutos. Use tinta látex à prova d'água se quiser usar a pedra do lado de fora. Se não, use acrílica ou têmpera.

  5. Com uma esponja, passe uma camada fina de tinta cinza-média, deixando a camada mais escura aparecendo. Deixe secar por 30 minutos.

  6. Aplique uma camada muito fina de tinta cinza-clara, usando a esponja para que as outras cores fiquem visíveis, e deixe secar antes de usar a pedra.

Loading...

O que você precisa

  • Gaze de gesso
  • Farinha
  • Sal
  • Tigela
  • Tinta acrílica, têmpera ou látex à prova d'água
  • Pincel
  • Esponja
Loading ...
Loading ...