Habilidades e qualificações necessárias para ser um ator

mask - carnival - venice image by agno_agnus from Fotolia.com
Ator ou atriz são termos usados para homens e mulheres que atuam em filmes, vídeos, no rádio, no palco ou na televisão. Um ator pode também trabalhar em boates, parques temáticos e outros locais onde a pessoa faz algum tipo de atuação. Para muitos atores o trabalho não é integral e frequentemente eles possuem um segundo trabalho para poder ganhar dinheiro também. As habilidades e qualificações para se tornar um ator podem variar tanto quanto o tipo de atores que trabalham na indústria.
Qualidades
Alguém que deseja atuar precisa demonstrar uma série de qualidades como criatividade e o desejo de se apresentar para pessoas. As outras são difíceis de definir, mas têm a mesma importância. Um ator precisa entender como fazer escolhas nas horas certas e como se conectar com as pessoas. Muitos desses talentos são considerados inatos, já que elas parecem ser parte da cerne da pessoa.
Adquirindo habilidades
Apesar de um ator parecer ter uma certa qualidade que o leva para as artes performáticas,o treinamento pode melhorar esse talento bruto. Treinar não é exatamente necessário para se tornar um ator, mas ajuda a afiar as habilidades naturais, além de ensinar o básico. Um ator pode por exemplo saber falar com bastante caráter e emoção, mas não sabe projetar a própria voz. O treino ensina habilidades para melhorar as chances de conseguir um papel, e pode-se começar os treinos com peças do colégio, dança ou aulas de canto. Os atores podem trabalhar em teatros ou em parques temáticos no verão, além de poder decidir se graduar em Artes Cênicas na universidade. O treinamento não garante trabalho, mas aumenta suas chance, e outras formas de treino são mais orgânicas, como cantar em um microfone aberto em um bar ou recitar poesias.
Habilidades
As habilidades específicas necessárias para se tornar um ator podem ser talentos específicos como uma voz interessante, com a qual é você pode fazer comerciais para a rádio com essa ampla escala de habilidades. Alguns atores têm a capacidade de cantar, dançar ou de trabalhar com comédia stand-up. Todas as habilidades não são necessárias, mas, quanto mais você tem, mais versátil será. Outras habilidades que não são de atuação podem ajudar na sua capacidade geral de ação. Imagine que saiba como patinar no gelo, pular de paraquedas ou lutar chute boxe. As habilidades podem atrair o interesse de um produtor ou diretor, ou sua habilidade pode ser necessária para uma performance.
Melhora contínua
Você pode ter todas as habilidades certas, treinamento e talento, e ainda não conseguir o trabalho porque é muito alto ou baixo. Você pode aumentar suas chances de conseguir trabalho ao continuar melhorando ou adicionando habilidades para seu currículo. Também pode precisar fazer uma autoavaliação. Se você é uma pessoa alta, por exemplo, não vai tentar obter o papel de anão, então seja realista sobre onde você se encaixa enquanto desenvolve sua carreira. Algumas pessoas de sorte conseguem papéis principais com muita pouca experiência, mas as chances de se conseguir um papel principal sem nunca ter participado de um comercial são escassas. Você pode, no entanto, conseguir um papel de um personagem coadjuvante excêntrico, no qual poderá ganhar bastante atenção, conseguindo-lhe mais trabalhos.
Referências
Sobre o Autor
Debbie McRill went from managing a Texas Department of Criminal Justice office to working for Compaq and Hewlett-Packard as a technical writer and project manager in 1997. Debbie has also owned her own businesses and understands both corporate and small business challenges. Her background includes Six Sigma training, and an Information Development career with journalism and creative writing as her passion.
Créditos Fotográficos
mask - carnival - venice image by agno_agnus from Fotolia.com