Por que o hidrogênio não está em nenhuma família?

••• m8 nebula image by FotoWorx from Fotolia.com

O hidrogênio é o elemento mais simples, leve e pequeno. Ao contrário do resto da tabela periódica, as suas propriedades não se combinam com nenhuma outra família.

Tipos

O hidrogênio tem a mesma configuração eletrônica de valência que o grupo dos metais alcalinos. Ao contrario destes, no entanto, ele pode formar um cátion ou um ânion, enquanto os metais formam apenas cátions. Além disso, o hidrogênio faz ligações covalentes com não-metais, como com o carbono, enquanto os alcalinos geralmente formam compostos iônicos. O hidrogênio não apresenta propriedades associadas aos metais, como a condutividade elétrica e de calor. Consequentemente, ele não pode estar nesse grupo, mesmo tendo a mesma configuração eletrônica.

Características

Por ser um não-metal e precisar de apenas um elétron para completar sua camada de valência, parece lógico colocar o hidrogênio no grupo dos halogênios. A química da substância, no entanto, não é nada semelhante à deles, que não formam cátions, por exemplo. Ele também não pode ser classificado como um gás nobre, pois todos estão com a camada de valência completa e são quimicamente inertes em condições normais.

Considerações

Geralmente, o hidrogênio está acima dos outros elementos da tabela periódica. Às vezes, ele é posicionado sobre os metais alcalinos por motivos de conveniência.

Mais recentes

×