Por que o hidrogênio não está em nenhuma família?
m8 nebula image by FotoWorx from Fotolia.com
O hidrogênio é o elemento mais simples, leve e pequeno. Ao contrário do resto da tabela periódica, as suas propriedades não se combinam com nenhuma outra família.
Tipos
O hidrogênio tem a mesma configuração eletrônica de valência que o grupo dos metais alcalinos. Ao contrario destes, no entanto, ele pode formar um cátion ou um ânion, enquanto os metais formam apenas cátions. Além disso, o hidrogênio faz ligações covalentes com não-metais, como com o carbono, enquanto os alcalinos geralmente formam compostos iônicos. O hidrogênio não apresenta propriedades associadas aos metais, como a condutividade elétrica e de calor. Consequentemente, ele não pode estar nesse grupo, mesmo tendo a mesma configuração eletrônica.
Características
Por ser um não-metal e precisar de apenas um elétron para completar sua camada de valência, parece lógico colocar o hidrogênio no grupo dos halogênios. A química da substância, no entanto, não é nada semelhante à deles, que não formam cátions, por exemplo. Ele também não pode ser classificado como um gás nobre, pois todos estão com a camada de valência completa e são quimicamente inertes em condições normais.
Considerações
Geralmente, o hidrogênio está acima dos outros elementos da tabela periódica. Às vezes, ele é posicionado sobre os metais alcalinos por motivos de conveniência.
Referências
- "Chemical Principles, the Quest for Insight, 4th Edition"; Peter Atkins and Loretta Jones; 2008 [em inglês]
Sobre o Autor
Based in San Diego, John Brennan has been writing about science and the environment since 2006. His articles have appeared in "Plenty," "San Diego Reader," "Santa Barbara Independent" and "East Bay Monthly." Brennan holds a Bachelor of Science in biology from the University of California, San Diego.
Créditos Fotográficos
m8 nebula image by FotoWorx from Fotolia.com