Hiperpigmentação ao redor da boca
Thinkstock/Comstock/Getty Images
A hiperpigmentação no rosto de uma pessoa pode ser angustiante porque altera sua aparência. Os médicos podem diagnosticar a causa da alteração no tom da pele e oferecer opções de tratamento.
Hiperpigmentação
A hiperpigmentação ao redor da boca consiste de manchas escuras sobre e ao redor dos lábios. Ela também pode assumir a forma de manchas bem definidas, marrons, sobre o lábio superior, bochecha e queixo.
Causas
Manchas menores, redondas de hiperpigmentação ao redor da boca podem ser causadas pela síndrome de Peutz-Jegher, uma doença hereditária associada aos pólipos intestinais. Manchas perto da boca podem ser causadas por melasma, uma doença crônica, muitas vezes associada aos hormônios femininos, mas que pode afetar qualquer pessoa; a exposição ao sol é um alto fator de risco.
Tratamento
A hiperpigmenação ao redor da boca, devido à síndrome de Peutz-Jegher e o melasma podem ser controlados com tratamentos tópicos para reduzir a produção de melanina. Para o melasma, usar protetor solar e evitar a exposição aos raios UV pode ajudar.
Referências
- "Cosmetic Dermatology"; Leslie Baumann; 2009 [em inglês]
- "Pathology of the Head and Neck"; Antonio Cardesa, Pieter Johannes Slootweg; 2006 [em inglês]
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images